quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Muita areia para o caminhão

Vejo a cada dia que toda igreja necessita de ancião ou, de preferência, anciãos. Estar à frente de um povo é algo de imensa responsabilidade para estar entregue a um grupo que careça de uma base formada de pessoas maduras. Ancião aqui não é simplesmente alguém de cabelos grisalhos, mas pessoas com estrada caminhada no serviço ao Rei e que tenham amadurecido no decorrer dos anos o suficiente para ajudar na caminhada de uma igreja.

Pior que não ter igreja é ter uma igreja que vai te conduzir para caminhos equivocados por causa da falta de capacidade de quem está cuidando do rebanho, ou ajudando a cuidar. Não é obrigatório que todo pregador seja um "madurão", mas vemos, pelo menos nas igrejas históricas sérias, que toda congregação tem uma base ministerial formada de pessoas de maior maturidade, aptas a lidar com a maioria dos percalços que assolam a igreja e em posição de autoridade, muitas vezes, acima do pregador principal.

O presbitério nas igrejas presbiterianas e o conselho em outras são exemplos de grupos que possuem, a princípio, anciãos orientanto o caminhar da igreja e evitando que os mais novos, mesmo que em posição de proeminência no ministério, causem danos à obra quando encontrarem-se em situações nunca antes vivenciadas pelos mesmos. É um peso de maturidade necessário para que o barco não balance muito na tempestade. Por melhor que seja o homem ele poderá causar danos de difícil reparação ao povo se não possuir maturidade suficiente para lidar com imprevistos que ocorrem e nem humildade suficiente para buscar auxílio de anciãos na hora que o imprevisto chegar.

Com a profusão de "uma igreja em cada esquina" que vemos Brasil afora, este problema toma dimensões assustadoras e tem trazido à tona uma multidão de "feridos em nome de Deus", como mostra livro de mesmo nome. Busque ao Senhor direção na hora de decidir onde congregar ou onde irá congregar, caso esteja precisando de mais do que tens recebido. Sua vida e a dos teus, muitas vezes, "é muita areia para o caminhão de teu líder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário