terça-feira, 29 de setembro de 2009

Analisar a ponta do iceberg

Sabemos que nenhum comandante de embarcação vai analisar ponta de iceberg porque ali nada mostra sobre o conteúdo que está abaixo da água. Na vida existe algo similar.

As pessoas, todos nós, possuímos um proceder que é fruto de diversos fatores. Normalmente, ao analisarmos algo que consideramos inadequado em alguém, analisamos apenas os sintomas da mazela principal. Ficamos a apreciar apenas a ponta do iceberg.

Como saber o que está abaixo da água? É difícil e poucos sabem como conduzir de forma adequada tal investigação. A cooperação do investigado ajuda de forma essencial pois na grande maioria das vezes as causas estão muitos anós atrás em eventos bem distantes. De que estamos falando? Da psicologia e dos psicólogos e conselheiros sérios de que a igreja tanto precisa. Não devemos nos amparar na Psicologia atual para delimitarmos regras de conduta como critica Paul Washer, mas usar o conhecimento desta ciência para ajudarmos o povo de Deus a superar e vencer as causa de suas mazelas, mazelas estas que atrapalham suas vidas, dos seus e da igreja. Usarmos vírgula, os competentes usarem. Aí é que mora o perigo. Deve haver cautela na busca de psicólogos e conselheiros para você se aconsellhar e se consultar. A imensa maioria dos "experts" por aí vão é te enfiar no buraco.

Como a imensa maioria dos líderes não tem humildade para dizer "...vou te indicar um especialista pois não estou apto a tratar de seu caso", aí devemos redobrar o cuidado e chamarmos a atenção dos que procuram ajuda nesta área.

Os profissionais competentes podem ser um canal eficaz de benção em tua vida e nas vidas dos teus, e consequentemente da igreja que frequentas. Não saia precipitadamente a se aconselhar com os "espirituais" que te cercam, seja a irmã da oração ou o pastor "presidente". Busque a direção de Deus para encontrar as pessoas certas. Provavelmente não frequentam tua igreja e seguem linha doutrinária diferente da tua, mas nesta área são os capazes a te ajudar e não te desmantelar mais ainda.

Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário