terça-feira, 29 de setembro de 2009

Amalequitas e a cruz de Cristo

Novamente ouvindo sobre Davi foi mencionado o povo amalequita. Naquele tempo, como diz o padre na missa, o povo de Deus matava à espada seus inimigos, exterminava grande quantidade de pessoas seguindo sua caminhada na terra.

Dizem que você pode provar o que quiser na Bíblia. Um fato que costuma ocorrer é o povo querer tratar os que os perseguem como Davi tratava os amalequitas. A passagem de que seus inimigos virão por um caminho e correrão por vários, não lembro agora se sete, faz o povo dar glórias de júbilo pensando em seus atuais inimigos. O chefe que o persegue, a vizinha encrenqueira, a sogra "infernal", um parente que "se escora" e por aí vai. O povo lembra logo das "mercadorias que o cercam".

Mas será que essa abordagem condiz com o ensinamento neotestamentário de Cristo? Acredito que não. Não se deve aplicar diretamente partes do Antigo Testamento que ouvimos na pregação dando a entender que nossa postura deve ser igual ao do povo judeu de espada na mão. "Negarralf" como diz um conhecido meu.

Em Mateus 5:43-44 lemos : " Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" e em Romanos 12:14 lemos: "abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis".

Na nossa realidade hoje, de igreja de Cristo, iríamos mandar missionários evangelizarem os amalequitas se os mesmos ainda existissem. Da mesma forma devemos orar, interceder com amor genuíno por todos que desejam nosso mal.

Isto é cristianismo, simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário