domingo, 13 de setembro de 2009

Aula interessante

Esta semana assisti a uma aula interessante na faculdade de Teologia. O novo professor nos mostrou a importância de se conhecer de forma profunda a Bíblia. Tal conhecimento passa pelo estudo da língua em que o livro foi escrito (conhecendo assim os erros de tradução) e as circunstâncias vividas pelo autor na época (o meio, a quem se escrevia, a situação política e etc.). São variáveis que mudam de forma drástica a interpretação da Palavra de Deus. Já havíamos vivenciado explicações similares sobre a Bíblia e os textos originais, mas o que chamou a atenção foi o nível de conhecimento do professor em temas que pensávamos estar com a interpretação correta. Uma breve explicação sobre aspectos do texto original nos trouxe uma visão diferente da que tínhamos em alguns poucos assuntos rapidamente explicados, ainda tem muita estrada pela frente.

Você pode afirmar que estou em contradição pois reafirmei aqui sobre a inutilidade de se perder tempo com análises de assuntos teológicos que não levam à nada. Realmente tem assuntos que só confundem e nada explicam. Aqui, porém, vemos que o estudo da Palavra em si é de grande importância para se evitar interpretações erradas e consequentemente erro na doutrina ensinada. Concordo que este estudo não é para todos, mas à alguns foi confiado o ministério do ensino, estes devem sim estar preparados para passar ao povo uma explicação correta da Bíblia em todos os aspectos.

A missão é muito difícil. O hebraico é bem complexo, o grego também não é fácil, os livros são caros e enormes, mas tudo faz parte do "pacote" de quem vai assumir a função de orientador do rebanho. É grande a responsabilidade. Não sejamos irresponsáveis. Digo isto aos que já estão na função e os que já sabem de seu chamado, eu estou em "stand by", no aguardo.

A caminhada com o referido professor começou agora. Quando o alimento começar a ser digerido, irei compartilhar aqui as descobertas, se bem que a velocidade não será a desejada, mas a que for possível empreendermos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário