sábado, 5 de setembro de 2009

Os especialistas de plantão

Tenho visto em vários anos um fato perigoso. Os crentes passam por problemas familiares, seja no casamento ou no relacionamento com filhos, e buscam logo ajuda na igreja, entre os crentes. O crente é uma figura exótica que, devido ao fato de ser filho de Deus, ele muitas vezes "se acha" mais do que deveria. O crente se acha mais sábio que psicólogos e conselheiros familiares profissionais, devidamente instruídos nesta função.

Daí o cristão busca o conselho do "vaso" ou da "vasilha", que não tem humildade de dizer que não tem conhecimento suficiente na área pois, de fato sendo filho de Deus que patente melhor precisa? Aparecem então conselhos inadequados, diagnósticos equivocados e soluções totalmente desnorteadas. O problema que tinha determinado tamanho pode tomar formas desastrosas. Algo gerado por problemas familiares, desajustes na criação e traumas passados levam muitas vezes o rótulo de "coisa do cão", "encosto", "pecado oculto" e até "deserto mandado por Deus", além dos "diagnósticos" aparentemente fundamentados na psicologia e até naquele tal de "Fróide". O crente daqui a pouco tá espiritualizando até o lançamento de um novo modelo de moto pois ela vai "induzir o crente a comprar moto e morrer em acidente".

Sei que são raros os profissionais cristãos que tem sabedoria e conhecimento necessários na área de aconselhamento familiar. Mas devemos não cansar de procurá-los sob pena de piorarmos um problema já muito ruim. É necessário que este profissional não seja de sua igreja nem de seu círculo de amigos para que ele seja imparcial e profissional no diagnóstico da situação.

Aconselhamento em igreja raramente acerta o alvo, dificilmente resolve, normalmente só complica, e isto sem mencionar uma das piores consequências: o vaso ou a vasilha sai a comentar o caso entre os irmãos, dando às vezes a desculpa de "pedir oração". Aí a desgraça se completa. Você e seus problemas ficam, como aquele programa de tv se chama, "na boca do povo".

Tive uma professora de Teologia que bate muito nesta questão da falta de profissionais cristãos na área da psicologia, de crentes autênticos sendo profissionais capacitados. Ela mesma busca a capacitação constante e de forma paralela o amadurecimento espiritual. Se leres este texto...estamos com saudades viu?

Tenhamos cuidado amados, o cão, agora menciono ele, dá uma ajudinha à irmãos até bem intencionados às vezes, para que se conduza de forma inadequada a busca de solução de teus problemas. Procure um bom profissional cristão. Sei que é missão muito árdua, mas não desista pois podes piorar e muito tua vida e dos teus se te aconselhares com "especialistas" de plantão, sejam eles líderes de ministério de casais, de jovens ou até pastores. Não se engane, não se iluda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário