quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Davi e os filisteus

Ontem ouvi o pastor pregando sobre Davi, e lembrava da época em que o mesmo foi se refugiar entre os filisteus, um dos inimigos de Israel.

Nossa vida passa por fases. Quando observamos a vida do nosso próximo não podemos fazer julgamento precipitado sobre o fato que irei mencionar e que ocorre muito.

É provável que muitos tenham dito que Davi estava "desviado" da fé, apostatado de Deus pois foi onde nenhum judeu queria ir. Mas estudando a vida de Davi como um todo vemos que ali foi uma fase específica em um momento determinado, uma situação singular.

Anos atrás vi pela primeira vez fato similar com uma família que já frequentara a igreja por muitos anos. Devido a algumas circunstâncias os mesmos afastaram-se da igreja evangélica "normal" e foram fequentar aquela que é verdadeira abominação no meio crente, a Igreja Universal do Reino de Deus. Eles sabiam as mazelas de lá? Claro, é óbvio. Mas foi uma fase específica em que Deus falou aos mesmos em lugar que muitos de nós não entramos "nem a pau". Da mesma forma que Davi foi aos filisteus muitos vão à locais inusitados, frequentam igrejas "não recomendadas" em certas fases de sua vida e todo mundo "taca o pau" na cabeça destes. Não devemos analisar este fato para justificarmos a ida deliberada à uma congregação inadequada. Nada disso. Apenas vejo que nem tudo na caminhada do cristão vai ser entendido pelos outros, é coisa entre ele e Deus. Frases tipo: "...não entendo como essa família está neste local cheio de mazela A e B e com ensino tão fraco e blá, blá, blá...". Se, aqueles de quem estamos falando forem cristãos autênticos, devemos ficar tranquilos mesmo não entendendo. Deus guia seu povo em locais muitas vezes inusitados. Iremos entender só lá na frente e às vezes só na outra vida porque Deus fez assim.

Medito nisso para que nos policiemos quanto a julgarmos as pessoas e os locais onde hoje elas podem invariavelmente estar congregando. Deus pode certamente estar trabalhando em áreas que não sabemos e aquela igreja lá pode estar sendo abençoada pelo cristão autêntico que foi ali ser luz e sal.

Cada caso é um caso. Tem coisa que dá pra generalizar um pouco, outras não se pode agir assim sob pena de estarmos sendo tolos achando-se sábios, e magoarmos aqueles que estão em um aprisco onde colocaríamos a placa "não entre" na frente. Deixa Deus ser Deus e seus filhos serem filhos. Lembre de Davi e os filisteus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário