domingo, 5 de setembro de 2010

Monografia

Comecei a coleta de material para a monografia a ser apresentada no término do bacharelado em teologia daqui a aproximadamente um ano. Ainda falta um bom tempo mas como precisarei ler diversas obras, a maioria em inglês, já estou correndo contra o tempo.
Comprei e li uns poucos livros sobre o assunto na Casa da Bíblia e, devido a quase total falta de obras sobre o tema no mundo evangélico brasileiro, já estou lendo um de dois livros trazidos de Londres por minha irmã Teresa. Outros irei pedir na amazon.com. Ainda decidindo quais pedir pois custam uma boa grana, sendo que resta decidir também sobre duas obras que estão diponibilizadas pelos editores na internet gratuitamente, se vou usar apenas a versão eletrônica, que hoje está online e amanhã pode sair do ar, ou se comprarei o livro mesmo.
Minha cautela sobre "ter o livro em mãos" deve-se ao fato de que o tema a ser analisado na obra é controverso, aliás o posicionamento que defenderei é controverso e quase desconhecido, sendo na maioria das vezes rejeitado pela maioria das lideranças cristãs. Algum abençoado mais desaforado pode dizer que inventei o que está escrito ou que o material apresentado na internet foi distorcido, não sendo o que fato foi publicado em forma de livro.
Já conversei com o prof. Gledson e espero que a faculdade permita que seja meu orientador, pois além de ser uma pessoa maravilhosa tem muito conhecimento e mora aqui ao lado de casa. A Sonia também espera que ele oriente em sua monografia.
Qual o tema? Os colegas de sala já devem desconfiar pelas grande confusões que arrumei em sala quando o assunto vem à tona: DÍZIMO. A princípio iria falar de forma mais ampla sobre mordomia cristã, mas conversando com o coordenador do curso o mesmo recomendou que fosse mais específico e centralizasse o foco no dízimo, tema que tanto ele quanto o Gledson acharam bem interessante.
A escassez de obras sérias sobre o tema em português, apesar de existirem obras excelentes e teologicamente profundas em inglês, constitui uma vantagem em trazer algo de novo aos irmãos tupiniquins, e uma desvantagem em me forçar a ler in english centenas de páginas. Na primeira obra que estou lendo o inglês é bem básico e atual, o que tá dando pra levar numa boa. O outro livro já em mãos é de 1800 e tantos, o que vai ser um pouco pior, mas espero sobreviver a ele.
Que o Senhor me ajude com Sua providência, sabedoria do alto, direção dEle e que me dê forças para estudar sem esmorecer, e sabedoria para concluir tudo como Ele espera que seja tudo que fizermos, o melhor dentro de nossa capacidade.

Um comentário:

  1. PAZ DO SENHOR MEU IRMAO, VC NA SUA FORÇA PORQUE COM CERTEZA,VC TERA UM MARAVILHOSA MONOGRAFIA,VC TEM CAPACIDADE,E INCLUSIVEL VC SERVE AO UM DEUS QUE TEM TODA A CAPACIDADE,OBRIGADO DEUS TE ABENÇOI VC E SUA FAMILIA......

    ResponderExcluir