quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Teologia é bom ou ruim?

Ontem na aula foi debatido o fato de que muitos cristãos não gostam de Teologia e torcem o nariz pra quem estuda Teologia. Creio que esta má imagem da Teologia começou com o movimento pentecostal, onde pessoas iletradas passaram a ser usadas por Deus com dons espirituais enquanto doutores em Teologia de igrejas não-pentescostais reprovavam aquele derramar do Espírito.

Dali em diante percebemos que as igrejas pentecostais tradicionais são as que mais nutrem antipatia pelo estudo da Teologia, principalmente fora de seus seminários, já que os mesmos estão "engessados" em suas doutrinas.

O principal fato negativo do estudo teológico, a meu ver, é a vaidade do estudante. Pessoas sem a devida maturidade começam a se achar superiores aos demais que não estão estudando assuntos profundos e complexos da fé cristã. Neste ponto os mesmos se acham "donos da verdade" em diversos assuntos e passam a menosprezar os demais. É fácil percebermos este comportamento a léguas de distância.

Outro fato negativo é a falta de maturidade espiritual de um aluno que não está realmente regenerado e começa a duvidar da Bíblia e de Deus ao encontrar em sala de aula debates que o mostram que nem tudo que se prega ou se pratica na igreja de fato tem base bíblica. As posições de alguns pensadores e filósofos podem endoidar os mais fracos. Teologia é contra indicado para neófitos, muitos até com anos na igreja mas crianças espirituais.

Um ponto positivo é que "...conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". O ato de desasnar (que popularmente se diz desarnar), ou seja, deixar de ser um asno, falando de forma grosseira, é algo de valor imensurável. Você é liberto de amarras colocadas unicamente pela sua falta do conhecimento. Este ato de desasnar não é visto com simpatia por muitos que estão em posição de autoridade, fazendo com que discriminem quem tem algum conhecimento a mais.

Resta a quem busca este conhecimento adotar cautela com algumas medidas pois logo você vai encontrar em todos os locais pessoas que pensam diferente de você em diversos assuntos doutrinários:

1. clame a Deus por humildade pois você não passa de um miserável pecador que pela misericórdia de Deus não foi enviado ao inferno, que é o que de fato mereces. Lembre sempre que você crê em uma linha de raciocínio que pode até ser a verdadeira, mas não és o juiz de teu próximo;

2. aprenda a ouvir a opinião dos outros, seja em conversas ou pregações, e peça discernimento a Deus para saber como proceder pois, na maioria das vezes, apesar de você fica "se coçando" pra falar, será prudente o silêncio como resposta. Lembre que cada um prestará contas individualmente a Deus, ore pelos que estão indo por linhas de pensamento e conduta não embasadas na Bíblia;

3. saiba que escola dominical e corredor de igreja não é local para você proclamar tudo que crê, a Bíblia diz que todos devem ter o mesmo pensar. Se você pensa diferente em alguns pontos é melhor ficar com sua opinião para si próprio pois podes ser acusado de formar dissenção ou facção. Fique tranquilo que com certeza nenhuma denominação pensa 100% igual a você, então para que possas congregar em paz vá debater em sala de cursos de teologia ou em fóruns de internet;

4. ore a Deus para que Ele te direcione sobre o que fazer, quando e aonde com o conhecimento que estás adquirindo. Se este conhecimento não for para produzir frutos no reino de Deus na hora apropriada então repense suas metas, você pode estar apenas buscando a própria glória de seu ego, a vaidade que te lançará em desgraça mais cedo ou mais tarde. Instrua sua família neste conhecimento mas oriente para não buscarem contendas doutrinárias por onde andarem, principalmente na igreja onde congregam;

5. o fato de você silenciar muitas vezes não é sinal de covardia ou omissão. Ande em comunhão profunda com Deus que com certeza o Espírito Santo te guiará para quando Ele desejar que você use algum conhecimento adquirido para questionar algo na obra de Deus, Ele apenas, e não sua carne sabe a hora oportuna.

6. ame, ame muito ao próximo independente das opiniões dele, pois sem amor você não estará sendo um cristão genuíno, de fato se não estiveres amando isso é um péssimo sintoma, cuide da doença antes que seja tarde demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário