terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tome a sua cruz

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 9:23


Você está levando a sua cruz? Claro que está, mas a leva com paz no coração?

Se você for um adolescente pode me dizer que sua cruz é um pai que chega bêbado em casa, bate em sua mãe e te despreza. Agradeça a Deus que você tem pai.

"honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 19:19
"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. "
Deuteronômio 5:16


Interceda a Deus para que resgate teu pai, dê a ele a salvação e um coração regenerado, e nunca deixe de dizer que o ama, honrando-o a cada dia. Eu fui um adolescente frio com minha mãe em seus últimos meses de vida. Não caminhe no mesmo caminho. Ame e demonstre amor a seus pais. Você não tem a menor idéia da dor deste arrependimento que só poderá ser consertado na eternidade, este é um de meus sonhos, a chegada deste dia de reencontro.

Você pode dizer ainda que sua cruz é estudar em escola pública. Agradeça a Deus que você conseguiu vaga pra estudar, recebe os livros de graça e sua família economiza porque não paga seus estudos. Conheço pessoas que estudaram em escola pública e hoje são profissionais de sucesso, valorize sua oportunidade de estudar, estude muito, muito mesmo e serás recompensado no futuro. Além de estudar em escola pública você ainda tem que trabalhar? Não reclame, o trabalho não é uma cruz mas bênção de Deus. Você deve esforçar-se pra ser excelente funcionário e teu chefe fará questão de te manter no trabalho, além do fato de que toda experiência profissional tem seu valor. Veja o conselho dado na Palavra aos escravos, e escravo nem dinheiro ganhava:
"Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor."
Colossenses 3:22

Você pode ser um jovem solteiro, ou mesmo recém casado de uns vinte e poucos anos e me dizes que tua cruz é o fato de estar desempregado e todos cobram que você precisa trabalhar. Me diz uma coisa, o que teus pais mais te cobravam uns dez anos atrás? Te enchiam o saco mandando estudar? Não estudaste bastante né? Você próprio construi esta tua cruz! Hoje serves de exemplo aos adolescentes a quem me dirigi poucas linhas acima. Estudem adolescentes para evitarem passar pela agonia deste teu irmão em tua vida futura.
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio."
Provérbios 6:6
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."
Gálatas 6:7


Continue a buscar trabalho e comece a estudar de forma séria, perdeste tempo mas não perdeste tudo. No meu caso eu vivia de bicos e com a ajuda da esposa , daí meu irmão me abençoou com um curso preparatório pra concurso e Deus me deu um emprego público quando já tinha vinte e oito anos de idade e dois filhos, nunca é tarde.
Mas você pode dizer que tem emprego, só que ganha pouco, digamos que você está vendendo sapatos no centro da cidade e você não gosta disso. Agradeça a Deus seu trabalho, a fila dos desempregados dobra a esquina e sem nada é muito pior. O que fazer? Seja exemplar, luz no mundo.
Esta cruz pode ser desfeita com dedicação e responsabilidade.
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."
I Coríntios 10:31

A que horas precisas chegar no trabalho? E teu chefe chega antes? Chegue antes do chefe e seja o primeiro a cumprimentá-lo. Seja essencial e necessário à empresa onde estás e certamente irás subir de posto e ter uma vida mais tranquila. Se possível volte a estudar e a profissionalizar-se, busque sempre soluções para aumentar a eficiência da empresa onde estás e seja fiel ao seu patrão. Valorize seu trabalho humilde e mostre competência para que teu chefe sinta confiança em dar a ti maiores responsabilidades. Existe grande probabilidade de você receber de seu patrão o mesmo tratamento que o Senhor dará a seus servos:
"Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Mateus 25:21

Você pode ser uma jovem que aguarda seu "príncipe encantado" e a família incompreensiva já cobra pois estás quase "titia". Você me diz que esta é tua cruz. Ó amada do Senhor. Veja as lutas e dores que tuas irmãs que casaram de forma precipitada ou com ímpios estão passando. Se você se precipitar e não esperar o tempo de Deus, aí sim estarás a levantar grande cruz pra ti mesma. Vá estudar, direcione suas energias a crescer profissionalmente. Espere no Senhor pelo teu companheiro cristão autêntico, servo fiel pois a Palavra diz:
"
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"
II Coríntios 6:14

Homem, diga lá você que assim como eu já cruzou o "Cabo da Boa Esperança" chegando na idade "dos entas", você está a esperar que eu ouça qual é tua cruz . Dizes que a vida anda meio sem graça e que depois de ler sobre os jovens linhas acima estás a perceber que, apesar de possuires sucesso profissional, sua vida anda meio morna e só agora você percebeu que tua cruz é viver com uma mulher que não amas mais, que desejas novas experiências porque mereces ser feliz. Teus amigos estão aparentemente felizes trocando de companheira ao bel prazer e de fato isso parece ser o normal, afinal tem pastores abençoados, famosos até se separando e casando de novo não é? Eclesiastes 11:9 tem algo para os jovens que também se aplica a ti:
"
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. "

De fato estás a ser egoísta. Isto não é tua cruz, de fato você é a cruz de sua esposa!
"
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade"
Provérbios 5:18


Não engane a si próprio, reveja de forma urgente seu relacionamento com Deus, arrependa-se genuinamente e ame tua esposa, o que chamas de cruz é de fato teu pecado e o Senhor não irá mais ouvir tuas orações:
"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
I Pedro 3:7


Esposas, jovens senhoras, irmãs que já percebem que os filhos estão começando a andar com as próprias pernas e daqui a pouco terão partido vida afora. Você pode me dizer que tens não uma mas "duas, várias cruzes", a primeira é perceberes que teu marido se encaixa no perfil de homem com quem falei nas linhas acima pois já percebeste que não é mais a amada de teu varão. Dizes que tua outra cruz é ver a partida da juventude e a chegada da maturidade, e esta cruz é a que contribui para o descaso de teu marido contigo pois nem você mesmo se gosta mais quando te olhas no espelho. Não te vejas desta forma, saiba que você é a cada dia mais amada do Senhor e que o amor de um casal cristão cresce a cada dia e amadurece junto com nosso corpo e com nosso relacionamento com Deus. Tua luta, teu alvo é a oração e intercessão pela vitória espiritual de teus filhos e teu marido. Não desista pois teu matrimônio é abençoado por Deus. Teu marido está cego pelo pecado mas tua oração e intercessão irão retirar as escamas de seus olhos e libertá-lo das amarras do pecado. Separar? "Tacar o pau na cabeça desse ímpio"? Tuas amigas dizem isso? Joelho no chão, busque orientação do alto pois qualquer decisão errada nesta hora será mais amarga que tudo que já passaste, e lembre:
"
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor."
I Pedro 3:1-2

"
e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos."
I Coríntios 7:13-14

Lembro agora do ditado popular que diz "falar é fácil, fazer é difícil". Jesus sabia disso pois disse:
"
No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
João 16:33



**Esta reflexão veio a meu coração uns dias atrás com início similar mas ao iniciar a digitar o desenvolvimento começou a ir de forma um pouco diferente e do meio pro fim caminhei por caminho totalmente diverso do pensamento original. Deus poderá usar a idéia original noutra ocasião, quem sabe. Busquei ao Senhor enquanto digitava e sinceramente não tenho a menor idéia do porquê do caminho trilhado. O Senhor sabe. Descanso nEle e peço a Ele direção para que o propósito dEle, e não o meu se cumpra. Que estas poucas linhas cumpram o propósito designado pelo Senhor nos corações que Ele deseja falar. Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário