domingo, 19 de setembro de 2010

O perigo do aconselhamento

Antes de qualquer coisa saiba que toda regra tem exceção e tudo falado aqui pode nunca ser presenciado ou vivenciado por você, o que seria uma bênção.

Infelizmente a igreja nem sempre é um pedacinho do céu. A igreja hoje em dia tem produzido uma multidão de feridos, como o título de um livro "Feridos em Nome de Deus".

Gostaria que você guardasse consigo alguns conselhos, sabendo que eles podem não aplicar-se a sua realidade, mas te darão uma base pra aprenderes a ter prudência, bom senso e cautela na caminhada sua e de sua família. É bom aprender com o preço pago por outros, nós aqui pagamos com muito pesar o preço do conhecimento adquirido na prática, aprenda pois com nosso penar.

Cuidado com aconselhamento. Uma voz meiga seguida de um suave sorriso pode te levar a grandes agruras. Raramente nas igrejas você encontra alguém capacitado a aconselhar problemas pessoais mais pesados. Fazer um curativo em um arranhão, colocar um band-aid, ou até uma pequena cirurgia dá pra ser feita pelas lideranças sérias, mas tem caso que a cirurgia será de muitas horas em casos complexos, aí é prudente procurar com calma quem tenha algumas décadas de aconselhamento sério e com referências de pessoas amigas. Já passamos por conselheiro que se achava o máximo da combinação capacidade/espiritualidade mas que se mostrou um fiasco, beirando uma palhaçada. Já vimos pessoas ávidas por saber de nossa vida e mais ávidas ainda por contar aos outros. Já vimos todo tipo de membro de clero, um inclusive verdadeiro psicopata. Questionei sua conduta estranha e ele confessou que pisava o membro da igreja, se o membro não reclamasse e fosse submisso estava apto a trabalhar na obra, de fato um lobo matador de ovelhas. Na maioria das vezes deves procurar um conslheiro sério em outra igreja, não a que você frequenta, irá minimizar demais os riscos, uma sábia cautela. Certo dia conversava com uma pessoa madura na fé e ela só lembrou na hora de dois conselheiros pra casos muito graves aqui em Fortaleza. Creio que se ela tentasse lembraria outros mas provavelmente não passaria dos dedos de uma mão.
Costumo dizer que igreja é o único local onde ninguém se torna alguém, tanto positivamente como negativamente. Você deixa de ser um ninguém condenado ao inferno e se torna filho de Deus, mas muitos não são ninguém em maturidade e capacidade intelectual pra aconselhar e de uma hora pra outra se torna líder de ministério a ou b e conselheiro de casais, um perigo terrível. Os de caráter sério conseguem com a ajuda de Deus e muita oração resolver os casos mais simples, mas muitos não sabem admitir a incapacidade em problemas mais complexos e, ao invés de encaminharem a alguém mais experiente, te usam de cobaia, tu e tua família. Por isso vemos tantos feridos decepcionados com a igreja que correm léguas de qualquer congregação. Normalmente muitos fingem que esse contingente de gente não existe. Uma lástima vergonhosa da igreja evangélica atual.

Cuidado!!! Você tem muito valor. Antes de se colocar e colocar sua família nas mãos de um conselheiro clame a Deus pedindo discernimento e procure pessoas realmente maduras (nem todo grisalho é maduro), que tenham respeito da comunidade cristã de sua cidade. E ore, mas ore muito pra Deus orientar teu conselheiro para que você não seja mais uma vítima e se torne como muitos por aí, cristãos sem igreja e muitos desviados da fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário