sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A "unção da pomba sem fel"

Este conceito popular de uso antigo, "uma pomba sem fel", nos remete àquelas pessoas que sempre aceitam tudo de forma passiva, sem dizer nem ui nem ai quando pisam no seu pé. Não se deve confundi-la com uma pessoa humilde e submissa à quem de direito. Não. A pomba sem fel não faz história, ela passa pela história.

O maior pecado desta pessoa é a omissão. A pomba sem fel não tem ação para falar uma palavra necessária na hora adequada. É claro que o outro extremo é a pessoa amargurada, aquela que só reclama de tudo mas a reclamação não tem uma base sadia de busca de mudança, de crescimento, só de destruição porque ela já se acha destruída pra tudo de bom desta vida. Devemos ter bom senso e equilíbrio, e nem a pomba sem féu nem a amargurada os tem.

Uma figura que ilustra bem esta caricatura do ser humano é a mulher traída que nada faz para mudar o quadro de vida de seu marido, nem seu sofrimento. "A bichinha nem liga pras ruindades do cabra véi, é uma pomba sem fel". Mas encontramos esta figura em outros locais, não, engano meu, existem locais em que muitos aceitam ser transformados nesta figura exótica para sua sobrevivência. Onde, onde? Adivinha? Nas igrejas.

Ser aceito, ser bem-vindo, ser amado, é uma necessidade natural dos humanos. Existem, porém, locais em que aqueles que estão em uma posição de influenciar, de cuidar do povo, só inundam os carentes deste amor e desta aceitação se estes carentes nunca se opuserem aos interesses de quem exerce autoridade. Se você questiona e o questionado é humilde em se retratar e mudar, é benção, mas infelizmente nem sempre ocorre. Daí os carentes buscam a "unção da pomba sem fel". Eu fico quietinho, aceito tudo, tanto o certo como a mazela caladinho, e todo mundo vai me amar, não é legal? Infelizmente isto ocorre pelo medo da pessoa, muitas vezes já pisada pelo mundo, de ser esmagada onde deveria ser cuidada.

Pobre do "fabricante destas pombas" pois vive na ilusão de ter poder, de ser o "supercrente", mas de fato um dia dará contas de seus atos, pois de Deus não se zomba e ai de quem pisa naquele a quem deve amar. Jesus não veio "apagar o pavio que fumega nem quebrar a cana quebrada". Quem se acha acima do exemplo dAquele que lavou os pés dos apóstolos ilustrando a humildade que os líderes devem ter, receberá um pagamento pior que "atar uma grande pedra de moinho ao pescoço e lançar-se no mar".

Há tempo pra tudo debaixo do sol, como diz a Palavra. Devemos pedir sabedoria a Deus pois às vezes devemos questionar, depois nos calar e interceder. Dizem que Lutero disse "deixe Deus ser Deus" e eu complemento dizendo "evitemos de atrapalhar a Deus". Tem coisas que só Deus faz, e faz bem feito! O profeta na Bíblia chegava, dava o recado e "pegava o beco". Muitas vezes Deus requer isto de nós. Não podemos consertar ninguém, mas não podemos ser omissos quando o Senhor nos toca para alertarmos os equivocados. Intercedamos, enquanto alguém ainda está vivo é a prova que Deus ainda pode transformar.

Que Deus tenha misericórdia de nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário