terça-feira, 25 de agosto de 2009

Ombudsman eclesiástico

O ombudsman é aquela criatura que recebe as críticas e sugestões dos usuários de serviços e clientes de corporações e age em defesa imparcial da comunidade que o procura. O ombudsman de um jornal, por exempo, tem uma coluna semanal só dele, onde ali coloca as críticas e sugestões que ele julga serem justas contra a corporação que o emprega.

Esta criatura insólita não deseja destruir sua corporação nem levá-la à humilhação pública. Muito pelo contrário, o ombudsman sonha com a melhor qualidade possível, deseja e busca o constante aperfeiçoamento que levará a empresa em que trabalha ao topo, a ser a melhor. Na empresa ninguém olha, ou pelo menos não deve olhar, o ombudsman como um rebelde, um faccioso que quer "queimar" a imagem de um colega e até de seu chefe. Toda grande corporação tem seu ombudsman, pois esta é uma forma de se analisar de forma objetiva suas falhas e corrigi-las, dando a seus clientes e usuários uma satisfação de ver que a justiça foi feita, o que havia de errado foi consertado.

E nas nossas comunidades cristãs será que a figura do ombudsman seria bem vinda? Será que ele não seria logo chamado de rebelde, insubmisso, "atacado pelo cão", instrumento de contendas e divisões e etc.? Tudo depende da maturidade e da humildade daquele que recebesse a crítica. Isto sem falar no lado bíblico e espiritual de que o criticado tem que ser honesto e íntegro em sua conduta e em saber reconhecer o erro, e principalmente em mudar sua conduta.

Acredito que os consagrados, diáconos e presbíteros, tem a obrigação de atuarem como verdadeiros ombudsmen nas igrejas, sob pena de serem culpados de omissão. Os "crentes de banco" também podem exercer tal função, aí tudo vai depender da liderança ser madura e autenticamente bíblica para receber de forma adequada as críticas do povo. É claro que existem nas igrejas os rebeldes, os insubmissos, os que provocam divisões e mais uma "ruma" de coisa ruim. O erro é acusar de todos estes adjetivos quem procura, assim como o ombudsman, o padrão de excelência na obra de Deus e é calado à força pela arrogância e prepotência de muitos que ocupam as lideranças de igrejas e ministérios mundo afora.

Graças a Deus que alguns líderes tem a visão correta, a humildade cristã e sabedoria de um autêntico filho de Deus para saber ouvir o "ombudsman eclesiástico" e...cá prá nós...se realmente houvesse esse cargo de forma oficial eu acho que iria correr atrás dele! Por enquanto vou de blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário