quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Afinal, o que é a Palavra de Deus?

Ontem na aula da faculdade o professor, o mais polêmico de todos, falava de diversos trechos da Bíblia que, segundo ele, os evangélicos interpretam de forma equivocada. Muitos textos do AT, segundo o professor, são interpretados pelos judeus de forma totalmente diferente dos evangélicos ocidentais. E também diversas passagens do NT. Perguntei então quem tem autoridade na terra pra afirmar o que é e o que não é Palavra de Deus, ou melhor, qual interpretação que Deus quer realmente que tenhamos?

Ele afirmou que é necessário estudar em fontes confiáveis, estudar os grandes teólogos e suas obras. No fim ele admitiu que acredita que o mais importante não é a letra em si, mas a essência da Palavra de Deus. Nesta linha fica muito vago ainda. Afunilando o papo chegamos a um ponto que penso de forma similar.

Não importa tanto você saber se Lázaro ficou quatro dias morto ou se aquele número tinha um significado próprio para o judeu da época, não faz diferença se Jonas ficou na barriga de um peixe ou se ali é uma ilustração, nem adianta você ser PhD com tese em AT discorrendo sobre o que é literal e o que é alegoria. De fato , de fato, o que REALMENTE importa é se você foi regenerado, lavado no sangue de Jesus, se você é uma árvore repleta de frutos do Espírito e não de frutos da carne, se você nasceu de novo, se é um cristão genuíno, se tem seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro....

O resto? O resto não vai fazer diferença na eternidade. Sendo tudo isto que disse acima serás guiado pelo Espírito Santo e Ele te ensinará tudo que desejas que tu saibas da Palavra de Deus. Os teólogos e suas obras poderão ajudar, mas no fim será o Espírito Santo que ira testificar em teu coração o que é e o que não é Palavra de Deus...o resto a gente pergunta no céu.

2 comentários:

  1. Interpretar a bíblia gera discursões entre igrejas e povos...
    a questão não é saber quem está certo e quem está errado!Concordo plenamente que é o Espírito Santo é quem testifica!!!
    O problema talvez seja em tecnizar a palavra ou distorcê-la...
    Por isso é bom ter cuidado e não "viajar" lendo a palavra de Deus, por exemplo...um versículo fala que Jesus chorou certo?não tem como vc achar que o choro nao era choro, era apenas o simbolo do sentimento bla bla bla..Cara se ta falando que Ele chorou, não "viaja", Ele simplesmente chorou e ponto!!!!LEia e medite na palavra de Deus todos os dias, busque-o enquanto se pode achar...por que fim dos tempos pode estar próximo, ninguém sabe quando..(que tal perguntar aos cientistas, vc verá a palavra de Deus sendo comprovada)!
    Deus abençõe!!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostamos do seu trabalho!

    Somos do Lion of Zion e estamos lhe convidando para nos visitar e posteriormente nos seguir. Visite nosso blog onde respeitamos sua opinião e inteligência.

    Abraço!

    http://cartesianofinito.blogspot.com/

    ResponderExcluir