domingo, 11 de outubro de 2009

A oração contrária e a ovelha ferida

Ouvi nesta sexta uma abençoada pregação. Tratarei de dois tópicos nela relatados.
O tema principal era batalha espiritual nas regiões celestiais, como está em Efésios.
O primeiro ponto em que me detenho me lembra um episódio verídico que ocorreu muitos anos atrás.

Duas pessoas que frequentavam igrejas evangélicas distintas envolveram-se em um problema que foi levado à justiça. Pessoa A e pessoa B. Consideremos que pessoa A era a pessoa crente e pessoa B a pessoa religiosa, pelo menos aos meus olhos na época. Pessoa A estava dizendo a verdade à justiça e pessoa B mentindo, nisso eu tinha certeza. Mas as duas pessoas, A e B, pediam oração em suas congregações pela contenda na justiça. A igreja de B orava de forma enganada, estava ludibriada orando a favor da mentira e contra a verdade, sem saber de nada.

Voltemos aos dias atuais. Quando se fala em qualquer lugar sobre guerra espiritual, sobre os inimigos do homem e tudo mais, vemos acontecer fatos similares ao que ocorreu com A e B. Contendas e atritos, como o que houve entre A e B, continuam a ocorrer em todas as congregações do mundo. Umas em maior outras em menor grau. O interessante é vermos os Bs da vida clamando a Deus em busca de ajuda a favor da mentira e contra a verdade e os que a defendem. Pode parecer absurdo mas ocorre. Já vi certa vez alguém ser injustiçado (o A de outro caso), sair por este fato da comunidade que frequentava, muito ferido mas antes que morresse, e foi tratado o caso pela comunidade a partir da versão do B deste caso. O A ali saiu como rebelde, retirado por Deus como uma purificação divina e adjetivos similares. E o povo glorificando a Deus pela mentira de B haver prevalecido, se bem que o povo de nada sabia, era de fato engabelado.

Concluindo, nem sempre a batalha espiritual que nos relatam por aí é de fato como relatam. Sejamos prudentes ao ouvirmos apenas parte da história, sem contatar todas as partes envolvidas. Antes de orarmos por alguma causa de quem quer que seja, isto quando o causa se tratar de conflito entre seres humanos, sejamos prudentes para não sermos ludibriados e ficarmos orando contra a verdade e a favor da mentira, de fato contra Deus. Isso ocorre também quando a mão de Deus começa a pesar sobre o errado e ele clama em oração repreendendo aquela situação em que ele foi colocado por Deus como sendo do diabo e seus seguidores. Oração que pede que Deus manisfeste sua justiça contra quem quer que seja é perigosa! Oração que menciona quem quer que seja como inimigo de alguém é perigosa! Nunca devemos participar de oração e intercessão deste tipo sem que haja CERTEZA ABSOLUTA de TODOS os fatos envolvidos e se tenha conversado com TODOS os envolvidos, sempre pautando nosso caminhar no amor e misericórdia pelo outro. Nem sempre o chamado de inimigo, usado do cão, rebelde, instrumento do diabo e qualquer adjetivo de sentido similar, é de fato desta forma, pode ser que quem te passa este perfil seja de fato o grande vilão, alguém que usa a mentira pra induzir outros ao erro. Cuidado!

Outro ponto que lembro foi uma frase: "...a igreja não deve abandonar seus feridos no caminho". Realmente o abandonar ferido é incompatível com a igreja relatada na Bíblia. A parábola em que Jesus nos conta que o pastor deixou as 99 no aprisco e foi buscar a perdida ilustra bem este fato. Infelizmente muitos brincam de igreja, não se contentam com o fato de muitos estarem feridos pelas lutas comuns aos cristãos, mas ainda acrescentam dores ferindo ao próximo com "fogo amigo", e depois ainda abandonam estes feridos no caminho. Não quero nem imaginar o destino dos que assim fazem. Que o Espírito Santo os convença deste pecado e se arrependam de forma autêntica antes de partirem desta vida.

Grandes são os problemas, intercedamos para que o Senhor nos livre do mal e converta os que insistem no caminho do erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário