quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Análise comparativa de textos

O professor da faculdade pediu para analisarmos a passagem de Gênesis em que Abraão se dispôs a oferecer Isaque em sacrifício obediente a Deus e depois vermos que relação a mesma tem com a passagem de I Samuel em que o povo pediu ao profeta um rei humano para governá-lo.

Quebrei a cabeça e encontrei diferenças, mas não sentia que era aquilo que se devia encontrar, e de fato o professor não respondeu ainda seu ponto de vista. Liguei a uma irmã abençoada que gosta de estudar a Palavra e relatei o fato. Depois de meditar, e até de ter encerrado a conversa ela me ligou e disse que viu uma semelhança de tema, a submissão.

No primeiro texto Abraão decidiu ser submisso a Deus independente do preço a pagar. No segundo texto o povo decidiu ser submisso a um rei humano, e não mais diretamente a Deus.

Nos dois textos é relatado o pacote de consequências de cada decisão. A decisão de Abraão o cobriu de promessas abençoadoras. A decisão do povo trouxe um conjunto que era de fato um jugo que o povo colocava voluntariamente sobre si e sobre seus descendentes.

Até hoje vivenciamos esta verdade. Quando somos submissos a Deus Ele nos abençoa e nos livra de muitos males. Sendo submissos, principalmente ao nosso eu colhemos as consequências ruins. É claro que existem casos em que você pode fazer tudo direitinho e passar por apertos e dores, mas não é neste aspecto que estou a raciocinar agora. Muitas vezes você vai precisar tomar decisões que não trazem nenhum benefício pra você, pra sua imagem ou seu bem estar. Mas é necessário que você tenha coragem de ser submisso a Deus INDEPENDENTE do preço a se pagar, mesmo que seus interesses pessoais, seu orgulho e amor próprio fiquem em frangalhos. Ser submisso ao seu ego, a seus interesses vai te jogar no chão mais cedo ou mais tarde.

Isso ocorre muitas vezes com relação ao perdão. Muitos ficam inchados de orgulho e não pedem perdão, pois acham que estariam se humilhando, "queimando" sua imagem de santo e perfeito. Grande engano. Deus MANDA perdoar, pedir perdão e tudo mais que segue nesta linha.

Enfia nesta tua cabeçinha, esta que você diz que vai morar no céu, que se você for submisso a sua vontade e a seus gostos provavelmente estará não sendo submisso a Deus e a Sua Palavra, serás um rebelde diante do Senhor.

Normalmente este tipo de conflito ocorre quando o cristão pisa na bola e comete pecado que fere de forma mais acentuada ao próximo e a imagem da obra como um todo. É comum, por exemplo, que alguém que comete o pecado contra o outro na frente de todos e o envergonha, depois quer pedir perdão num canto de parede qualquer, no oculto e escondido. "Que podem pensar de mim me vendo admitir que pequei, que errei e estou me humilhando pra este menor que eu?" Este é o pensamento carnal e pecador do orgulhoso que não quer se submeter a Deus como fez Abraão.

Isto é deveras difícil para os que estão em posição de destaque em ministérios e na sociedade. Para estes é difícil se submeter à vontade de Deus quando esta submissão inclui "colocar no altar do holocausto" sua imagem, sua reputação, sua honra. Mas Deus quer que você seja obediente.

Não adianta "recalcitrar contra os aguilhões" pois mais chicote te espera independente de qualquer oração de "guerra" que você faça, pois estarás repreendendo a tudo e a todos quando a causa do aperto é você mesmo e sua teimosia em ser orgulhoso e insubmisso a Deus. Se porventura obedecer a Deus pode comprometer tua imagem para com os homens, saiba que COM CERTEZA, desobedecer a Deus vai comprometer tua imagem para com Deus, e aí é complicado, né filho?

Este sacrifício de nosso eu o Senhor cobra de todos nós a cada dia, que Ele nos dê forças de fazermos Sua vontade, e não a nossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário