quinta-feira, 23 de julho de 2009

Profissão Músico. Ô cruz pesada!!!

Ser Músico é uma profissão reconhecida pelo governo. Mais ai do cristão que se aventurar nela. Tenho visto que é a pior profissão para um cristão exercer. Por que? Por que as igreja "bitolam" certos conceitos de certo e errado para o cristão que inventa de ser músico profissional.
Primeira e principal cruz:
O músico cristão não pode tocar "no mundo", se o fizer não toca na igreja. Mas na igreja podemos ter obreiro policial que mete bala em bandido, que é garçom de barzinho, dono de restaurante com música ambiente do mundo, professor que ensina teoria da evolução, advogado que defende vagabundo, patrão que explora empregado, e pasmem...dono de estúdio que grava música do mundo, basta o cliente pagar...!?!? Pode até ser candidato a cargo eletivo, caso em que é obrigado a ter aliança de fidelidade com partidos e políticos que normalmente não tem uma conduta bíblica.
Vejo que falta bom senso nesta área. Deus deu o dom ao irmão ou irmã mas ele não pode viver dele. Não pode porque nunca vi igreja pagar salário à músico, nem decente nem indecente. Pior se o músico se converter no domingo pois segunda tá desempregado, e isso por ter uma profissão ligada à arte, à cultura e simplesmente toca música romantica ou qualquer outra no mundo, o mesmo mundo onde todo resto da igreja tira seu sustento. No mesmo restaurante ou pizzaria onde os irmãos da igreja vão comer.. e crente ama comer!!!
Cada caso é um caso, cabe bom senso. Se o varão quer tocar numa boate de strip aí nem tem lógica, mas num ambiente "normal", que mal teria? Não sabem que as mais belas sinfonias foram escritas por mundanos? Mesmo decaídos eles ainda tem algo da imagem de Deus, e é esta que dá os talentos ao homem. Músicas que falam de amor, de relacionamentos humanos não são pecaminosas em si só. E o músico está executando como profissional, todo mundo sabe disso, ele não tá pregando com a música a mensagem ou filosofia da letra ou do autor.
O principal é cuidar da maturidade espiritual do músico e junto com ele em oração pedir à Deus que abra as portas de trabalho em locais, como disse, "normais, isso pra quem se converteu e já toca em locais inadequados como boates e bandas de forró mundanas (pois já tem forró gospel que não simpatizo), ambientes mais propícios às tentações e a coisas mais "do cão".
Se formos aplicar o mesmo peso e a mesma medida colocada nos ombros dos músicos aos demais trabalhadores da igreja seria o caos.
Sejamos justos, com bom senso para fazermos o melhor pra Deus.

Um comentário:

  1. Concordo com você quanto as limitações do músico cristão quando se fala de vida "extra-igreja", existe muito exagero na análise da execução da profissão, porém, como você mesmo fala, o bom senso deve ocorrer por parte do músico, não apenas quanto a questão do aonde toca, mas o que toca. Temos músicas que incentivam a corrupção moral, homossexualismo, drogas, fornicação, adultério, e até mesmo ataques contra a palavra de Deus, e portanto, devem ser cuidadosamente observadas, tendo em vista que ele está propagando, por mais que seja involuntário, mensagens que não edificam, e apenas incentivam a prática do pecado, distanciando o homem de Deus.

    Adorei a tua iniciativa do Blog, vou estar sempre por aqui.

    ResponderExcluir