quarta-feira, 22 de julho de 2009

Dízimos, coletânea de uns escritos meus no orkut

Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro.Prov.22:1

O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. Prov. 22:4

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância do que possui. Lucas 12:15

Prosperidade é algo relativo. Daí o conceito de "prosperidade é ausência de necessidade" ser bem posto. Para um desempregado ou para quem ganha um salário, quem ganha dez salários é próspero. Para quem ganha 40.000 reais, quem ganha dez salários não é próspero. Para um africano pobre nós brasileiros comuns somos prósperos e para os japoneses classe média somos lascados. Sei de um gari que mora na Espanha que está fazendo grande patrimônio aqui pois os seus Euros compram muito no Brasil. Mas para os de lá ele é um liso lixeiro. Para um milionário à beira da morte o humilde enfermeiro que cuida dele cheio de saúde é um homem próspero. Por isso que para Deus prosperidade vai além de um valor monetário ou patrimonial, vai ao caráter cristão e aos valores eternos que estão na nova criatura.
O fato de Jesus ter mencionado sobre dízimo está bem batido nos estudos, se vc caro leitor ler todos verá, inclusive ele só falou uma vez sobre novo nascimento mas o novo nascimento foi explicado e mencionado diversas vezes por Paulo, mostrando a figura do novo homem. Já sobre dízimos o NT tem outra posição, inclusive no primeiro concílio da igreja quando decidiram o que recomendar aos gentios como nós que estavam sendo pressionados a cumprir a Lei, nada foi dito de dízimo.
Crentes dizimistas prósperos? Se prosperidade for medida por dinheiro conheci e conheço alguns que são não apenas prósperos(no sentido de ter muito dinheiro), mas possuidores de mais frutos da carne que do Espírito, é triste mas é real! Existe gente mais próspera financeiramente que os ímpios? Conheço não dizimistas prósperos financeiramente mas como este ponto de vista é antipático na maioria das igrejas estas pessoas preferem evitar o conflito com as lideranças, ficando com suas posições diante de Deus sem propagandas que podem trazer situações desconfortáveis.
Lei da semeadura, não amar o dinheiro, não ser avarento, reconhecer que o obreiro é digno do salário e de que devemos ajudar os necessitados, principalmente os irmãos, são verdades que continuam hoje e acredito serem suficientes para, a nível de ensino, mostrar aos outros com devemos ver este assunto.
É interessante que quando se parabeniza um pregador pela excelente mensagem e a quantidade de convertidos por ela o pregador logo diz: "...não fui eu, foi o Espírito Santo quem converteu os corações...". Verdade. Não pode o mesmo Espírito Santo converter o bolso dos irmãos? Não defendemos a igreja por afirmarmos que ela é a obra de Deus? Será que se fizermos a nossa parte, o nosso dever de casa, Deus vai deixar sua obra falir? Com certeza não. É lindo quando lemos que George Muller sustentava milhares de órfãos sem pedir nada a ninguém. Deus supria tudo. Mas tinha um detalhe, o homem orava oito horas por dia.
Será justo colocarmos nas costas dos irmãos um jugo que não existe? É claro que quando se fala para uma grande massa como na igreja o nosso público é misto. Tem os fiéis ao Senhor, os avarentos, os "miserávi", e etc. Mas cada caso é um caso e a verdade não muda. Imagino a angústia do irmãozinho que por uma adversidade qualquer não pôde, e Deus sabe que ele queria, dar o dízimo. Ele irá passar todo mês com o peso nas costas de estar "roubando a Deus". É justo?
Se qualquer um estudar a Palavra e a história da igreja verá que o que se ensina hoje como dízimo não tem qualquer fundamento no Novo Testamento. Se o caro leitor quiser tem links de excelentes estudos abaixo. Não são todos que já li mas já é o bastante pra se ter uma base no assunto.
Não pretendo fazer que todos pensem como eu mas acredito que a maioria concorda com:

1. É impossível vc dar o dízimo citado em Malquias hoje pq vc não tem a quem entregar e nem onde, mesmo que fosse um agricultor judeu, como manda a Lei ao pé da letra (e a lei é exigente), sorry, não dá nem que queira;
2. Não existe mais o templo e a casa do tesouro. Na nova aliança nós somos o templo do Espírito Santo e a igreja não é a "casa do Senhor" como o Santo dos Santos do AT, é apenas um local onde o povo de Deus se reúne. Como a Palavra diz que onde dois ou três se unem em nome d'Ele Ele está no meio então se conclui que o Senhor está na igreja quando estamos reunidos ali, como em qualquer outro lugar, e é só;
3. Jesus deu o exemplo de entrega maior à sua obra, Ele deu tudo, 100%, sua vida. Por isso hoje não se cobra um percentual como a limitada Lei mas uma entrega total de tudo que somos e temos, incluindo dons, dinheiro, talentos, tempo, família. Devemos sim pedir a Deus para que nos dê um coração puro sem avareza e que Ele nos ensine como devemos exercer a mordomia cristã com tudo que Ele nos deu, e ele pode e quer nos dar sabedoria. Ao sermos sábios no trato com o que recebemos do Senhor certamente estaremos investindo, e muito, na sua obra, em todas as suas ramificações (igreja, evangelismo, ao próximo necessitado, etc.).
4. Os ministros de louvor hoje não são os levitas nem o pastor é sacerdote. Esta mania de fazer esta analogia foi acrescentada na história pelos homens, como uma tradição farisaica (vede Cristianismo Pagão de Frank Viola). Na Lei, aquela de Malaquias, os levitas recebiam o dízimo e o sacerdote recebia deles 1% do dízimo. Pense numa confusão hoje se os membros do louvor e os que cuidam da igreja exigissem ficar com 99% do dízimo e o pastor com 1%!!! Mais uma prova da irrealidade de se comparar o que se dá hoje com o dízimo do AT.
Sem contar que a cada 3 anos era todo dado aos pobres...se vc falar isto na igreja vão é te excomungar...e noutras ocasiões o povo comia o dízimo na maior festança....nem se fale!
5. Acredito que o principal erro de se usar o termo "dízimo" é que vc remete o ouvinte à Malaquias e toda Lei. Daí o irmãozinho incauto que por uma adversidade da vida (e como no Brasil o povo passa por adversidades, principalmente os mais pobres) e não der os 10% como ele entende que deve dar, irá passar o mês todo num "inferno" psicológico tremendo. Veja bem, se roubar já é um pecado terrível, imagine o roubar a Deus. Será justo impor ao irmãozinho esta tortura psicológica que não é fundamentada em canto nenhum do NT nem na igreja atual? E o medo do devorador que a qualquer hora do dia ou da noite vem com os gafanhotos cortadores e migradores estraçalhar o irmãozinho?
Se na sua igreja não existe esta tortura psicológica parabéns, pelas estatísticas vc é um felizardo!
Quando um dos estudos já mostrados por aqui usa o termo dadivar ao invés de dizimar, vejo que o autor foi feliz pois nunca induz o irmão ao erro de se ir à Malaquias e lá ele explica o dadivar não no padrão dos 10% malaquianos mas no padrão de Jesus dos 100%. Se alguém não tiver lido o estudo por preconceito, pode se desarmar e ler numa boa, "Dizimar X Dadivar" é um texto que mostra bem tudo que compartilhei aqui.
Fiquem na Paz que excede a todo entendimento!
Convém ressaltar que a esmagadora maioria dos líderes que cobram o dízimo malaquiano o faz pq "herdou" este ensino e nunca estudou a fundo o assunto, daí eles não o fazem por ganância (alguns sim).
Se vc vai dar o dízimo, o quinto, o quarto, o meio ou qualquer outro percentual é entre vc e Deus e Ele é quem nos julgará e nos abençoará.
Quem é abençoado dando saiba que a lei da semeadura não cessou e quanto vc vai dar para manter a igreja e o obreiro e quanto vc vai dar pra um missionário ou ao vizinho desempregado, busque direção de Deus.
Muitas vezes vc se vê na dúvida entre comprar uma roupa bonita e funcional ou uma bem mais cara pq é de grife da moda, aí é que deve entrar a sabedoria e a diferença vc pode colocar no Reino; vc vai a uma livraria evangélica e gasta rapidinho 100 reais com cds caríssimos (comparados aos seculares) e livros que nem está precisando ler agora (e lê bem pouco a Bíblia), aí é que a sabedoria entra e o que vc economizar pode ir pro Reino; vc muitas vezes se vê tentado a compar um carro caro( um Civic ou Corolla da vida) pq raciocina "eu mereço este luxo", quando um popular com ar e direção hidráulica(um Siena da vida) milhares de reais a menos já resolveria muito bem sua necessidade de transporte, aí é que pode entrar a sabedoria e vc investir os dez mil reais a menos em missões ou ajudando um parente ou irmão desempregado; vc vai montar seu apartamento e enche ele com futilidades dispensáveis como uma tv de plasma de 4 mil contos quando uma de 1.500 resolveria muito bem sua necessidade, a diferença vc usaria a sabedoria pra dar um destino melhor.
links det alguns estudos:

http://cpr.org.br/dizimo20.htm

http://www.monergismo.com/textos/dizimos_ofertas/o-dizimo_tulio.pdf

http://cpr.org.br/dizimo18.htm

http://www.odizimoeagraca.com/index.php
(aqui é pra fazer download de um livro)


Hoje em dia eu não me impressiono mais com o ensino na hora que recebo. De fato vou calmamente à Palavra checar se está tudo nos conformes como faziam os de Beréia. No fim, pedindo a sabedoria do Senhor pq a nossa carne é enganosa e tenta filtrar o que interessa à ela e não a Verdade, eu "como o peixe e cuspo as espinhas". Nunca iremos encontrar quem pense 100% igual a nós, inclusive nós mesmos mudamos de opinião às vezes, mas nada disso impede o amor fraternal em Cristo e a convivência pacífica, sem ela não iremos conseguir participar de nenhuma comunidade cristã.

Que o Senhor nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário