terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os dilemas de quem escolhe o pastorado

Rick Watts, em seu livro "Jesus o modelo pastoral", explica que é muito fácil para ele falar sobre pastoreio sem ser pastor. Tomo emprestado seu comentário e acrescento que duas das funções mais fáceis de se exercer são, comentarista de futebol e político da oposição. Reclamar é fácil, fazer bem mais difícil.
Partindo deste ponto gostaria de analisar o que possivelmente se passa na mente de muitos líderes nos dias de hoje, principalmente no início da jornada. Creio que pode existir muita angústia e medo lá dentro.
Um pastor usualmente paga um alto preço na construção de uma obra. Existem casos em que se "herda" uma congregação formada, mas muitos seguem na linha do "de grão em grão...". Quando o trabalho começa a crescer é necessário vencer o primeiro dilema: dedicação exclusiva ou parcial? Alguns não podem se dar ao luxo de opinar, mas aos que vislumbram o poder da opção é necessário decidir. Se for dedicação exclusiva, e o pastor for honesto, é preciso pagar alto preço de intimidade com Deus, fé e dependência total do suprimento divino. O povo ganha um líder que, se cumprir o que há "em tese", vai ser um profundo conhecedor da Palavra e da Teologia. Vai ter tempo pra se consagrar, o que consequentemente refletirá na qualidade da pregação; poderá visitar mais e acompanhar mais de perto as ovelhas. Quanto ao povo, estas ovelhas beneficiadas, caberá meter a mão no bolso e dar uma vida decente ao homem de Deus. Este homem, em contrapartida não poderá "se profissionalizar", esfriar o chamado e abandonar a busca da unção, precisará ser transparente na vida e nas finanças da obra, enfim deverá buscar incessantemente a vida íntegra que traz credibilidade. Noites em claro orando, jejuns constantes, lágrimas abundantes, decepções, eis a rotina. Alguém disposto?
Na segunda opção o obreiro irá orgulhar-se de também "fazer tendas como Paulo", e não ser pesado à obra. A herança será diametralmente oposta a das linhas acima. O povo não precisará sustentá-lo mas provavelmente não terá os mesmos benefícios frutos de uma dedicação exclusiva. Esta opção é a mais comum hoje em dia, e como consequência ... os olhares mais apurados enchergam as consequências.
Existe uma catástrofe na terceira opção. Dedicação nos moldes da dedicação parcial e ganhos financeiros da dedicação total. Aí, nem se fala...
No crescimento aparece outro dilema: delegação de autoridade. Quando lembra de casos de rachas em obras o obreiro treme. Já vi caso de "rasteiras" fenomenais dadas na liderança para saciar a sede de poder de muitos lobos.
O medo de perder a credibilidade, a fidelidade das ovelhas assombra a muitos. A insegurança leva o líder a tentar ser um "hércules da fé" levando o mundo nas costas. Tal caminho leva à estagnação da obra e ao desgaste prematuro. É necessário arriscar, faz parte do pacote. Se Jesus fosse esperar um grupo de 12 celebridades impecáveis ainda estaria perambulando por Israel com uma obra inacabada. A intimidade com Deus na busca de direção nas decisões, a humildade em reconhecer as falhas e limitações, e a disposição de ouvir o grupo e delegar são ferramentas essencias a um líder que deseja prosperar no ministério. O medo sempre vai rondar, os riscos também, mas "uma andorinha só não faz verão" e, como diz o provérbio "na multidão de conselhos há sabedoria".
Como comecei falando a quem está no início da carreira, fica um conselho. Escolha cuidadosamente sua Teologia no início, molde com cuidado sua regra de fé. Se agarre a sã doutrina e só adote como ensino aquilo que você crê piamente ter fundamento bíblico. Hoje vejo alguém receber uma congregação e pesaroso admitir que prega isto ou aquilo que não crê porque "é a doutina da igreja". Que vida miserável é esta! Lembre de Romanos 14:22 "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova". É raríssimo o caso de um líder que, ao admitir o equívoco reconhece o erro e muda o rumo em humildade de conduta na obediência à Palavra de Deus. Por isso pense bem no início da caminhada para que sejas bem aventurado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário