quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Esboços - ideias lançadas que podem ser desenvolvidas, enriquecidas e trabalhadas para comporem uma pregação:


Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. (2 Tm 2:3).

O ser humano convive com diversas necessidades em sua realidade natural;
Ele, por exemplo, precisa de oxigênio para sobreviver, a primeira descoberta dolorosa de um bebê;
O ser humano precisa de água e alimentos, precisa ainda respeitar a lei da gravidade, a força da eletricidade e etc.
O que isto tem a ver com o soldado de Cristo?
No mundo espiritual também existem diversas necessidades que coexistem paralelamente:
Precisamos ler e meditar na Bíblia, orar, jejuar, interceder, saber explicar a nossa fé ao próximo, levar as boas novas do Evangelho, escapar das heresias, dos falsos espíritos, compreender todos os livros da Bíblia, conhecer as bases da fé cristã... e por aí vai.
Cada vez mais somos exigidos, cobrados e mais expostos a batalhas espirituais. Cada dia que passa aumenta a necessidade de amadurecimento, de fortalecimento.
Estas necessidades e complexidades comprovam o fato de que não apenas somos soldados de Cristo, precisamos ser soldados formados, independente de nossa escolha. É uma questão de sobrevivência.
Vamos meditar em três facetas, três características inerentes, obrigatórias a todo soldado, aí você perceberá que realmente, só sendo um soldado completo você conseguirá saber lidar com todas as complexidades, exigências e cobranças da caminhada cristã.
A primeira característica de um soldado é a disciplina. Ao chegar à escola militar, sem ter aprendido nada, o aluno é logo apresentado a regras disciplinares. Sem disciplina ele não conseguirá nunca terminar sua formação.
O livro A Celebração da Disciplina nos mostra diversas disciplinas essenciais na formação do soldado de Cristo, dentre as quais destacamos: A Disciplina do Estudo da Palavra, A Disciplina da Meditação; A Disciplina da Oração; A Disciplina do Jejum e etc. Não conseguir manter as disciplinas pode estagnar o soldado que nunca obterá a segunda característica, o preparo adequado.
A segunda característica de um soldado é o preparo. Todo soldado precisa ser treinado pois sem o preparo ele logo perecerá no campo de batalha.
O esforço do soldado é fundamental em seu preparo, Se for disciplinado tudo será mais fácil. O soldado precisa de preparo para se apresentar a seu comandante aprovado em sua formação:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. (2 Tm 2:15)
A terceira característica do soldado é a habilidade no uso do armamento, no caso do cristão:
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Ef 6:13-17).
Um soldado despreparado não conseguirá usar o armamento de forma adequada. Um cristão sem disciplina nunca será maduro, sendo imaturo não terá a sabedoria para obter o preparo, sem o preparo não saberá usar o armamento de forma adequada. É um círculo vicioso de derrota.
Que tipo de soldado desejas ser, o vitorioso ou o derrotado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário