segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que estamos cantando?

A Rosa de Sarom preciosa...”, muitas vezes cantamos este hino imaginando que Jesus é esta rosa. O próprio hino se contradiz, pois em certo ponto dá a entender que a rosa é Jesus e em outro diz que a rosa será tirada desta terra pra brilhar em outro lugar, aí é a igreja. Se lermos com cautela a passagem onde este termo aparece na Bíblia, no livro de Cantares de Salomão, perceberemos que está se referindo a noiva e não ao noivo, ou seja, a Rosa de Sarom é a igreja, e não Jesus, o noivo. Existem alguns corinhos e hinos que possuem uma aparência de respaldo bíblico, mas se examinados com cautela, percebemos que não é bem assim.

Quantos belos corinhos existem atualmente mencionando uma paixão por Deus? Dizer “estou apaixonado” não tem qualquer sentido no relacionamento entre o homem e Deus. Não encontramos na Bíblia nenhuma passagem que trate a paixão de forma positiva, muito pelo contrário. A paixão está estreitamente ligada à carne e a coisas materiais. A paixão está relacionada ao coração do homem que é enganoso. Esta mania de usar o termo paixão vem de compositores que buscam inspiração em músicas seculares, só pode ser. Em toda Bíblia, e nos hinos antigos, o relacionamento de Deus com o homem e do homem com Deus é permeado pelo amor, algo profundo, e não por uma paixão, cuja característica intrínseca é a superficialidade, a pequena duração. Não existe paixão eterna, existe uma paixão superficial que pode amadurecer e daí conduzir ao amor. Dizer que está apaixonado é dizer que tem um sentimento primário, epitelial, superficial e frágil por Deus.

A igreja deve analisar com cuidado a letra do que se canta para não induzir o povo ao erro. Interessante que muita gente diz que quer subir na árvore como Zaqueu, eu nunca vi foi alguém dizer que quer restituir quatro vezes mais a quem tiver enganado como fez Zaqueu, nem dar metade do que tem aos pobres. Cuidado quando pedires a Deus pra te restituir o que era teu ("restitui, eu quero de volta o que é meu..."), de fato a única coisa que tinhas era uma condenação ao inferno, isto de fato era teu. Se não estiveres pedindo algo específico que te foi tirado ao cantares este corinho, aí podes estar pedindo de volta a condenação eterna, que é a única coisa que de fato o homem natural possui. Isso sem mencionar as músicas do Voz da Verdade, aí é que se deve ter cuidado pois eles são unicistas, ouvistes falar? Sabes o que é isso? Leia o link no fim do post sobre este grupo e cuidado com as letras do mesmo!

Existe um livro interessante sobre as letras do que se canta hoje na igreja, uma leitura ideal aos ministros de louvor, comprei um exemplar para Sonia, contudo não o li, deve ter observações parecidas com estas e muito mais, pois é uma obra relativamente extensa.

Que Deus nos abençoe.

http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=276

Nenhum comentário:

Postar um comentário