segunda-feira, 11 de outubro de 2010

É difícil evangelizar

Por que é tão difícil evangelizar? Aliás, por que é tão difícil ganhar uma alma pra Jesus? Penso neste fato ao não conseguir lembrar especificamente de alguém que eu tenha evangelizado e acompanhado sua conversão e caminhada com Deus. Sei que falei e preguei diversas vezes de Jesus nas mais variadas circunstâncias e espero que as sementes lançadas tenham dado fruto, mas acompanhar de fato todo o processo de conversão de fato não lembro. Sei que pessoas que falei de Jesus foram à igreja, mas não me lembro de alguém de quem eu possa dizer, este é meu filho na fé, não foi a pregação do dia que eu o convidei à igreja, mas de fato a minha pregação pessoal à ele que o levou para Jesus. Pode ser “brôquice”, mas não lembro. Não sei se com vocês é diferente e as almas que você ganhou podem encher um Fusca, uma Topic ou até um estádio de futebol, mas eu comigo sei não. Parece que é mais fácil falar sobre Jesus, sobre a igreja, sobre a Bíblia, sobre heresias, falar sobre os irmãos, convidar pra visitar a igreja, mas evangelizar de fato uma alma perdida que convive conosco no trabalho ou escola demonstrando à mesma a sua situação de perdida através da Bíblia e apresentando-lhe Jesus como salvador, aí é mais complicado. Na escola dominical o pastor mencionou um arcebispo da igreja romana dizendo no Jô Soares que a igreja católica não perde mais fiéis pra igreja evangélica, pois os evangélicos é que ficam mudando de igreja. Não evangelizamos mais os perdidos, nós apenas pescamos irmãos em outras igrejas para irem à nossa.

Interessante que fazer isso, falar de Jesus, a um completo desconhecido é fácil, mas a alguém que convive conosco todo dia e é de fato condenado ao inferno é um pouco mais difícil. Lembre agora de pessoas “legais”, gente boa que convive com você em sua vida diária e que se morrerem agora elas provavelmente serão lançadas ao inferno... Pense e vá anotando os nomes. Pense cinco minutos e conte. Quantas? Muita gente? Imagine você no velório de cada uma e a família pedindo ao “irmão” ou a “irmã” que dê uma palavra de Deus naquela hora triste e sua mente “pinicando” de acusações como: “você falhou, você não falou o suficiente de Deus a ela, não diga que ela está no céu porque ela provavelmente não está e isso porque você não fez o suficiente pra salvar esta alma”! Imagine você dando contas do sangue de cada uma ao Senhor... "Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. Ezequiel 33:8 ". E não me venha com papo de ela está perdida porque não é eleita de Deus, aí será um “calvinismo falsificado oportunista e sem-vergonha”.

É. O caso é sério. Pensei nisso e concluí alguns pontos em minha vida que precisam mudar e pode até ser que estas conclusões sirvam pra sua. Preciso orar mais, orar bem mais e especificamente por estas vidas, mencionando o nome delas ao Senhor. Clamar ao Espírito Santo que as convença da justiça, do pecado e do juízo. Preciso ler bem mais, estudar bem mais a Bíblia porque a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus e se eu não estiver cheio da Palavra de Deus como vou levá-la a estas pessoas? Entendeu como funciona? Um anjo não vai descer para falar a Palavra de Deus a elas. Eu preciso falar, esta Palavra vai produzir fé e através desta Palavra o Espírito Santo irá convencê-las. Cada um faz sua parte.

Que Deus me ajude a pôr em prática estas atitudes em minha vida, e você?

O que estamos cantando?

A Rosa de Sarom preciosa...”, muitas vezes cantamos este hino imaginando que Jesus é esta rosa. O próprio hino se contradiz, pois em certo ponto dá a entender que a rosa é Jesus e em outro diz que a rosa será tirada desta terra pra brilhar em outro lugar, aí é a igreja. Se lermos com cautela a passagem onde este termo aparece na Bíblia, no livro de Cantares de Salomão, perceberemos que está se referindo a noiva e não ao noivo, ou seja, a Rosa de Sarom é a igreja, e não Jesus, o noivo. Existem alguns corinhos e hinos que possuem uma aparência de respaldo bíblico, mas se examinados com cautela, percebemos que não é bem assim.

Quantos belos corinhos existem atualmente mencionando uma paixão por Deus? Dizer “estou apaixonado” não tem qualquer sentido no relacionamento entre o homem e Deus. Não encontramos na Bíblia nenhuma passagem que trate a paixão de forma positiva, muito pelo contrário. A paixão está estreitamente ligada à carne e a coisas materiais. A paixão está relacionada ao coração do homem que é enganoso. Esta mania de usar o termo paixão vem de compositores que buscam inspiração em músicas seculares, só pode ser. Em toda Bíblia, e nos hinos antigos, o relacionamento de Deus com o homem e do homem com Deus é permeado pelo amor, algo profundo, e não por uma paixão, cuja característica intrínseca é a superficialidade, a pequena duração. Não existe paixão eterna, existe uma paixão superficial que pode amadurecer e daí conduzir ao amor. Dizer que está apaixonado é dizer que tem um sentimento primário, epitelial, superficial e frágil por Deus.

A igreja deve analisar com cuidado a letra do que se canta para não induzir o povo ao erro. Interessante que muita gente diz que quer subir na árvore como Zaqueu, eu nunca vi foi alguém dizer que quer restituir quatro vezes mais a quem tiver enganado como fez Zaqueu, nem dar metade do que tem aos pobres. Cuidado quando pedires a Deus pra te restituir o que era teu ("restitui, eu quero de volta o que é meu..."), de fato a única coisa que tinhas era uma condenação ao inferno, isto de fato era teu. Se não estiveres pedindo algo específico que te foi tirado ao cantares este corinho, aí podes estar pedindo de volta a condenação eterna, que é a única coisa que de fato o homem natural possui. Isso sem mencionar as músicas do Voz da Verdade, aí é que se deve ter cuidado pois eles são unicistas, ouvistes falar? Sabes o que é isso? Leia o link no fim do post sobre este grupo e cuidado com as letras do mesmo!

Existe um livro interessante sobre as letras do que se canta hoje na igreja, uma leitura ideal aos ministros de louvor, comprei um exemplar para Sonia, contudo não o li, deve ter observações parecidas com estas e muito mais, pois é uma obra relativamente extensa.

Que Deus nos abençoe.

http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?Id=276