domingo, 26 de setembro de 2010

Problemas no casamento?

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.(I Coríntios 13:4-7 NVI)


Por que tanta gente trai? Por que tanta gente se separa? Porque toda essa gente não ama.

O cristão casa pra fazer o outro feliz pois quem ama quer que a felicidade do cônjuge esteja em primeiro lugar.

Você pode dizer que sua esposa não sente mais aquela paixão arrebatadora por você e que você tem direito ao corpo dela com diz a Bíblia, e que se ela não viver este versículo pra "saciar" você aí vai pintar traição ou logo separação! Me dê uns minutinhos.

Você acha que "tomar" o corpo de sua esposa com a Bíblia na mão dizendo "...é direito meu" demonstra que você a ama? Quem ama faz isso?

Se você ler matérias sobre casamento em revistas seculares, como Veja e Época, lerá que grande parte das mulheres casadas já há algum tempo e que vivem nos grandes centros urbanos não tem nenhuma vontade de ter relações sexuais. A vida de profissional que o mundo cobra delas, o estresse e o cansaço são alguns dos motivos que contribuem pra isso, vindo em conjunto alto índice de depressão. Imagine agora se sua esposa tiver um AVC (que Deus nos livre!) e ficar, como diz o povo, com "uma banda morta", prostrada em um hospital 24hs, você vai traí-la? E se você ficar viúvo (que Deus nos livre de novo!) e ninguém te quiser, vais virar promíscuo?

Você então diz "e agora vou ficar a ver navios?". Você é cristão, e cristãos tem obrigação de serem os mais sábios homens da terra. Ore, clame a Deus, peça sabedoria em como tratar sua esposa, e também em como viver sem relações por quaisquer que sejam os motivos de tal infortúnio. Peça ao Senhor que restaure a saúde física e mental dela, que Deus dê um novo fôlego a sua vida amorosa, que a chama do amor e do desejo que havia na lua-de-mel nunca se apague. Ele reponderá se você for fiel e amar muito sua esposa. Veja o que Pedro diz:

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. I Pedro 3:7

E se demorar a resposta da oração eu posso pecar? E em caso de enfermidade? E se ficar viúvo "maior abandonado"? Como faço pra suportar? Tem um livro que só o título já diz muito: "O campo de batalha da mente". A Bíblia diz:

Pois do coração (da mente) saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Mateus 15:19

O que fazer?

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23

Como fazer que este coração, esta mente, seja pura?

Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Salmo 119:9

Pode explicar melhor? Você pode perguntar.

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. Salmo 1:1-2

Mas só meditar na lei? As tentações estão aí no mundo e na minha mente, o que faço?

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.Filipenses 4:8

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. II Timóteo 2:22

Se sua esposa não te amar como você acha que deve mas aceitar conviver com você, se o divórcio não for mencionado como sendo a saída exigida pelo cônjuge, então a respeite e ame. Deus fará a obra. Da mesma forma as irmãs, se porventura o marido não for mais aquele príncipe encantado, romântico e meigo, aplique as verdades aqui descritas nas linhas acima em sua vida, e mais:

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. I Pedro 3:1-2

E, se uma mulher tem marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santos. I Coríntios 7:13-14

Finalmente amados:

Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos. I Tessalonicenses 5:15

Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.Tiago 4:17

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.Hebreus 12:14

e NÃO ESQUEÇAM, AMEM, AMEM MUITO MUITO E MUITO COM ESTE AMOR:

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.(I Coríntios 13:4-7 NVI)

Paz do Senhor!

(agora vou mimir que já são 3:58 e daqui a pouco tem trabalho, mas eu tinha que escrever ainda hoje!)



terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tome a sua cruz

Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 9:23


Você está levando a sua cruz? Claro que está, mas a leva com paz no coração?

Se você for um adolescente pode me dizer que sua cruz é um pai que chega bêbado em casa, bate em sua mãe e te despreza. Agradeça a Deus que você tem pai.

"honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mateus 19:19
"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. "
Deuteronômio 5:16


Interceda a Deus para que resgate teu pai, dê a ele a salvação e um coração regenerado, e nunca deixe de dizer que o ama, honrando-o a cada dia. Eu fui um adolescente frio com minha mãe em seus últimos meses de vida. Não caminhe no mesmo caminho. Ame e demonstre amor a seus pais. Você não tem a menor idéia da dor deste arrependimento que só poderá ser consertado na eternidade, este é um de meus sonhos, a chegada deste dia de reencontro.

Você pode dizer ainda que sua cruz é estudar em escola pública. Agradeça a Deus que você conseguiu vaga pra estudar, recebe os livros de graça e sua família economiza porque não paga seus estudos. Conheço pessoas que estudaram em escola pública e hoje são profissionais de sucesso, valorize sua oportunidade de estudar, estude muito, muito mesmo e serás recompensado no futuro. Além de estudar em escola pública você ainda tem que trabalhar? Não reclame, o trabalho não é uma cruz mas bênção de Deus. Você deve esforçar-se pra ser excelente funcionário e teu chefe fará questão de te manter no trabalho, além do fato de que toda experiência profissional tem seu valor. Veja o conselho dado na Palavra aos escravos, e escravo nem dinheiro ganhava:
"Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor."
Colossenses 3:22

Você pode ser um jovem solteiro, ou mesmo recém casado de uns vinte e poucos anos e me dizes que tua cruz é o fato de estar desempregado e todos cobram que você precisa trabalhar. Me diz uma coisa, o que teus pais mais te cobravam uns dez anos atrás? Te enchiam o saco mandando estudar? Não estudaste bastante né? Você próprio construi esta tua cruz! Hoje serves de exemplo aos adolescentes a quem me dirigi poucas linhas acima. Estudem adolescentes para evitarem passar pela agonia deste teu irmão em tua vida futura.
"Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio."
Provérbios 6:6
"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará."
Gálatas 6:7


Continue a buscar trabalho e comece a estudar de forma séria, perdeste tempo mas não perdeste tudo. No meu caso eu vivia de bicos e com a ajuda da esposa , daí meu irmão me abençoou com um curso preparatório pra concurso e Deus me deu um emprego público quando já tinha vinte e oito anos de idade e dois filhos, nunca é tarde.
Mas você pode dizer que tem emprego, só que ganha pouco, digamos que você está vendendo sapatos no centro da cidade e você não gosta disso. Agradeça a Deus seu trabalho, a fila dos desempregados dobra a esquina e sem nada é muito pior. O que fazer? Seja exemplar, luz no mundo.
Esta cruz pode ser desfeita com dedicação e responsabilidade.
"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus."
I Coríntios 10:31

A que horas precisas chegar no trabalho? E teu chefe chega antes? Chegue antes do chefe e seja o primeiro a cumprimentá-lo. Seja essencial e necessário à empresa onde estás e certamente irás subir de posto e ter uma vida mais tranquila. Se possível volte a estudar e a profissionalizar-se, busque sempre soluções para aumentar a eficiência da empresa onde estás e seja fiel ao seu patrão. Valorize seu trabalho humilde e mostre competência para que teu chefe sinta confiança em dar a ti maiores responsabilidades. Existe grande probabilidade de você receber de seu patrão o mesmo tratamento que o Senhor dará a seus servos:
"Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor."
Mateus 25:21

Você pode ser uma jovem que aguarda seu "príncipe encantado" e a família incompreensiva já cobra pois estás quase "titia". Você me diz que esta é tua cruz. Ó amada do Senhor. Veja as lutas e dores que tuas irmãs que casaram de forma precipitada ou com ímpios estão passando. Se você se precipitar e não esperar o tempo de Deus, aí sim estarás a levantar grande cruz pra ti mesma. Vá estudar, direcione suas energias a crescer profissionalmente. Espere no Senhor pelo teu companheiro cristão autêntico, servo fiel pois a Palavra diz:
"
Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?"
II Coríntios 6:14

Homem, diga lá você que assim como eu já cruzou o "Cabo da Boa Esperança" chegando na idade "dos entas", você está a esperar que eu ouça qual é tua cruz . Dizes que a vida anda meio sem graça e que depois de ler sobre os jovens linhas acima estás a perceber que, apesar de possuires sucesso profissional, sua vida anda meio morna e só agora você percebeu que tua cruz é viver com uma mulher que não amas mais, que desejas novas experiências porque mereces ser feliz. Teus amigos estão aparentemente felizes trocando de companheira ao bel prazer e de fato isso parece ser o normal, afinal tem pastores abençoados, famosos até se separando e casando de novo não é? Eclesiastes 11:9 tem algo para os jovens que também se aplica a ti:
"
Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. "

De fato estás a ser egoísta. Isto não é tua cruz, de fato você é a cruz de sua esposa!
"
Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade"
Provérbios 5:18


Não engane a si próprio, reveja de forma urgente seu relacionamento com Deus, arrependa-se genuinamente e ame tua esposa, o que chamas de cruz é de fato teu pecado e o Senhor não irá mais ouvir tuas orações:
"Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.
I Pedro 3:7


Esposas, jovens senhoras, irmãs que já percebem que os filhos estão começando a andar com as próprias pernas e daqui a pouco terão partido vida afora. Você pode me dizer que tens não uma mas "duas, várias cruzes", a primeira é perceberes que teu marido se encaixa no perfil de homem com quem falei nas linhas acima pois já percebeste que não é mais a amada de teu varão. Dizes que tua outra cruz é ver a partida da juventude e a chegada da maturidade, e esta cruz é a que contribui para o descaso de teu marido contigo pois nem você mesmo se gosta mais quando te olhas no espelho. Não te vejas desta forma, saiba que você é a cada dia mais amada do Senhor e que o amor de um casal cristão cresce a cada dia e amadurece junto com nosso corpo e com nosso relacionamento com Deus. Tua luta, teu alvo é a oração e intercessão pela vitória espiritual de teus filhos e teu marido. Não desista pois teu matrimônio é abençoado por Deus. Teu marido está cego pelo pecado mas tua oração e intercessão irão retirar as escamas de seus olhos e libertá-lo das amarras do pecado. Separar? "Tacar o pau na cabeça desse ímpio"? Tuas amigas dizem isso? Joelho no chão, busque orientação do alto pois qualquer decisão errada nesta hora será mais amarga que tudo que já passaste, e lembre:
"
Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido, para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa, ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor."
I Pedro 3:1-2

"
e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa, e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte, os vossos filhos seriam impuros; porém, agora, são santos."
I Coríntios 7:13-14

Lembro agora do ditado popular que diz "falar é fácil, fazer é difícil". Jesus sabia disso pois disse:
"
No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."
João 16:33



**Esta reflexão veio a meu coração uns dias atrás com início similar mas ao iniciar a digitar o desenvolvimento começou a ir de forma um pouco diferente e do meio pro fim caminhei por caminho totalmente diverso do pensamento original. Deus poderá usar a idéia original noutra ocasião, quem sabe. Busquei ao Senhor enquanto digitava e sinceramente não tenho a menor idéia do porquê do caminho trilhado. O Senhor sabe. Descanso nEle e peço a Ele direção para que o propósito dEle, e não o meu se cumpra. Que estas poucas linhas cumpram o propósito designado pelo Senhor nos corações que Ele deseja falar. Que o Senhor nos abençoe.

domingo, 19 de setembro de 2010

O perigo do aconselhamento

Antes de qualquer coisa saiba que toda regra tem exceção e tudo falado aqui pode nunca ser presenciado ou vivenciado por você, o que seria uma bênção.

Infelizmente a igreja nem sempre é um pedacinho do céu. A igreja hoje em dia tem produzido uma multidão de feridos, como o título de um livro "Feridos em Nome de Deus".

Gostaria que você guardasse consigo alguns conselhos, sabendo que eles podem não aplicar-se a sua realidade, mas te darão uma base pra aprenderes a ter prudência, bom senso e cautela na caminhada sua e de sua família. É bom aprender com o preço pago por outros, nós aqui pagamos com muito pesar o preço do conhecimento adquirido na prática, aprenda pois com nosso penar.

Cuidado com aconselhamento. Uma voz meiga seguida de um suave sorriso pode te levar a grandes agruras. Raramente nas igrejas você encontra alguém capacitado a aconselhar problemas pessoais mais pesados. Fazer um curativo em um arranhão, colocar um band-aid, ou até uma pequena cirurgia dá pra ser feita pelas lideranças sérias, mas tem caso que a cirurgia será de muitas horas em casos complexos, aí é prudente procurar com calma quem tenha algumas décadas de aconselhamento sério e com referências de pessoas amigas. Já passamos por conselheiro que se achava o máximo da combinação capacidade/espiritualidade mas que se mostrou um fiasco, beirando uma palhaçada. Já vimos pessoas ávidas por saber de nossa vida e mais ávidas ainda por contar aos outros. Já vimos todo tipo de membro de clero, um inclusive verdadeiro psicopata. Questionei sua conduta estranha e ele confessou que pisava o membro da igreja, se o membro não reclamasse e fosse submisso estava apto a trabalhar na obra, de fato um lobo matador de ovelhas. Na maioria das vezes deves procurar um conslheiro sério em outra igreja, não a que você frequenta, irá minimizar demais os riscos, uma sábia cautela. Certo dia conversava com uma pessoa madura na fé e ela só lembrou na hora de dois conselheiros pra casos muito graves aqui em Fortaleza. Creio que se ela tentasse lembraria outros mas provavelmente não passaria dos dedos de uma mão.
Costumo dizer que igreja é o único local onde ninguém se torna alguém, tanto positivamente como negativamente. Você deixa de ser um ninguém condenado ao inferno e se torna filho de Deus, mas muitos não são ninguém em maturidade e capacidade intelectual pra aconselhar e de uma hora pra outra se torna líder de ministério a ou b e conselheiro de casais, um perigo terrível. Os de caráter sério conseguem com a ajuda de Deus e muita oração resolver os casos mais simples, mas muitos não sabem admitir a incapacidade em problemas mais complexos e, ao invés de encaminharem a alguém mais experiente, te usam de cobaia, tu e tua família. Por isso vemos tantos feridos decepcionados com a igreja que correm léguas de qualquer congregação. Normalmente muitos fingem que esse contingente de gente não existe. Uma lástima vergonhosa da igreja evangélica atual.

Cuidado!!! Você tem muito valor. Antes de se colocar e colocar sua família nas mãos de um conselheiro clame a Deus pedindo discernimento e procure pessoas realmente maduras (nem todo grisalho é maduro), que tenham respeito da comunidade cristã de sua cidade. E ore, mas ore muito pra Deus orientar teu conselheiro para que você não seja mais uma vítima e se torne como muitos por aí, cristãos sem igreja e muitos desviados da fé.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sigilo fiscal do céu

Quem me conhece de longos papos sabe que eu sou meio rebelde e crítico em certas coisas. A coisa às vezes é tão interessante que o conselho mais manso de minha esposa é um "vê se tua cala essa tua boca"!

Já compartilhei com alguns que não tenho a "unção do calango", de balançar a cabeça pra tudo, e já passei por tudo que é situação na vida cristã que hoje não há nada que me manipule.

Uma conduta que adotei faz tempo, assim meio rebelde, é que não dou nada, nadinha na obra com identificação. Sabe aqueles envelopes que as igrejas usam com local pra nome e tudo mais? Pra mim não possuem qualquer serventia. Falando de esmolas Jesus disse que nossa mão direita não soubesse o que deu a esquerda, ou foi o contrário? Pegando "a moral da história" não vou jamais deixar que um momento que é entre eu e Deus, que interessa apenas a nós dois, seja compartilhado com quer quer que seja.

O homem é homem, de carne e tudo mais, suscetível às tentações e mazelas. Por que cargas d'agua eu vou ficar tentando o irmão tesoureiro pra o mesmo se sentir curioso em fuçar o que dou ou deixo de dar? De fato nem sei ao certo quem faz isso onde congrego. Na prática vemos, em muitos casos aí mundo afora o uso indevido de tais informações, não com a divulgação das mesmas, nunca vi isso, mas com certas atitudes comportamentais com os que "dão com liberalidade" e recebem tratamento bem carinhoso do clero.

Me mostre biblicamente quem tem que saber do teu relacionamento íntimo com Deus no quesito "semear na obra"? Só você e Deus. O resto é costume religioso e só. Quem usa os envelopes na maior paz interior não será jamais censurado por mim, apenas compartilho esta minha "mania de estimação".

Voltando ao conselho amável de minha esposa eu fico por aqui. Tem mais coisa interessante a se conversar em assuntos similares mais deixa pra lá. Sinal que estou criando juízo?
Paz de Cristo.

Irmão, você é o que mesmo?

"Irmão, você é o que mesmo?" Já escutei esta pergunta algumas vezes indo pregar em igrejas de amigos. O pastor fica agoniado pois não sabe "o que eu sou" e precisa me apresentar para a igreja. Creio que eles esperam pelo menos um "diácono" como resposta, pra que haja algum crédito inicial da membresia para com o pregador.

"Sou só um crente de banco", costumo dizer me segurando pra não brincar com a situação. Aí meio encabulado ele apresenta o "irmão"... É interessante como as pessoas gostam de títulos.

Meu caso causa mais estranheza pois estou na igreja evangélica desde a pré adolescência e, pra muitos é deveras esquisito eu não ser nunca promovido a nada!!! O que esse cabra fez de tão ruim pra ainda ser "soldado raso" em mais de trinta anos de quartel? Com 42 anos eu já deveria ser "alguma coisa" né? Meus amigos de início de Betesda, início mesmo pois meu irmão Adalberto começou a me levar no tempo do Pr. Ademir Siqueira, já alcançaram muitos deles boas "patentes" na obra.

Quando fui questionado a primeira vez tirei algumas conclusões que compartilho aqui. Penso que Deus é sábio ao guiar nossas vidas como Ele deseja e, observando hoje o passado, sinto-me até confortado de perceber o cuidado do Senhor com minha vida.

Passei aproximadamente vinte anos de minha vida de igreja, dez solteiro e dez casado, vivendo em uma religiosidade farisaica exemplar! Aprendi muita coisa boa, conheci muita gente boa e tive muitas experiências esporádicas maravilhosas com Deus. Mas minha vida era um tobogã de sobe e desce. Por "baixo dos panos" eu tinha múltiplas vidas de pecados. A coisa era tão ruim que meu testemunho não deve ser dado, pelo menos nos dias atuais, mas apenas compartilhado partes dele em situações específicas de conversas pessoais com alguém que precise de ajuda em algo similar ao vivenciado por mim e minha família. Até hoje devo dar sempre graças pelo amor do Senhor em me resgatar sem realmente nenhum merecimento de minha parte.

Vendo isto percebo o cuidado e o amor de Deus. De que adiantaria eu ser consagrado a algo? Pra escandalizar a obra? Pra ser mais um na multidão de hipócritas nos púlpitos e ministérios por aí afora? Lembro do que já citei aqui no blog de uma opinião do Billy Graham, "45 anos se preparando pra cinco anos na obra vale mais que 50 anos na obra". O crecimento na graça gradual, lento mas progressivo me parece realmente o mais sensato, a sabedoria divina. Hoje estudo teologia mas de fato não tenho a menor idéia, apenas a esperença, se um dia Deus irá usar algo deste conhecimento através de um trabalho na obra a ser realizado por minha vida. Claro que às vezes vislumbro imagens em minha mente (não visões, mas pensamentos) estando eu pregando de uma forma que considero a ideal, a forma de quem está realmente vivendo aos pés da cruz. A imagem vem e vai e quando compartilho com a Sonia ela diz logo que é de Deus, e tudo mais que se diz nestas horas, ela diz logo também que sou frio, sem fé e aí a peia começa...

Nas vezes que preguei considerei um fracasso, fraquíssimo, apesar dos outros dizerem o contrário, provavelmente por misericórdia do pregador. A Sonia disse que da última vez foi bem melhor, que estou melhorando, sendo mais solto, que era muito frio, sem fogo, mais presbiteriano que pentecostal e por aí vai. De fato vejo a pregação uma missão muito séria.

Meu critério de como deve ser o pregador pra obra é bem alto. Minha família ainda precisa estar mais bem "pastoreada" por mim, meu filhos ainda estão longe do ideal no relacionamento com Deus, os problemas domésticos estão em fase gradual de melhora, meu testemunho e minha vida de comunhão com Deus ainda está muito fraca a meu ver, o que me traz a duas conclusões. É reconfortante não ser nada pois o peso de se considerar um obreiro "devagar", de testemunho questionável, seria uma verdadeira tribulação mental e espiritual. A autenticidade é algo muito valioso. A transparência é de valor imensurável, nada como a paz de espírito. Por outro lado o risco do comodismo, da omissão e da negligência me empurra pra cobrar a mim mesmo a necessidade de melhorar de forma gradual, mesmo meio devagar mas constante, sendo de vez por todas liberto do antigo tobogã da falsidade. Seremos cobrados dos talentos que Deus nos concede para mostrarmos se os deixamos enterrados ou multiplicamos os frutos, daí preciso crescer na graça, no conhecimento e em frutos dignos. Agorinha mesmo parei de teclar porque o meu filho derramou um molho na geladeira e ficou tudo um ó! Daí de forma nada branda, sem nehuma preocupação com o testemunho aos vizinhos, deixei o netbook na cama e saí cuspindo fogo, falando aos berros sem nem lembrar do "em tudo dai graças"... É destas coisinhas que busco a transformação do alto, para só assim ter um mínimo de autoridade para assumir qualquer tipo de consagração na obra. Deus é maravilhoso em nunca ter permitido que eu fosse mais um obreiro medíocre neste mundo gospel atual, ou como dizíamos aqui em casa, um "crente fuleragem" a escandalizar a obra. Na minha vida farisaica eu falava com "autoridade" exortanto um amigo e até hoje a esposa dele é escandalizada com o fato de que eu "pregava tanto pro fulano e era um sem vergonha!" Esse tipo de vida nunca mais.

Me transforma Jesus, só assim podemos produzir a dez e a cem por um!

Há tempo pra tudo debaixo do sol.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Simples mas fundamentais

Qual livro da Bíblia você está lendo? Em que capítulo estás?

Qual foi o trecho que lestes no culto doméstico de ontem?

Qual historinha bíblica contaste a teus filhos colocando-os a dormir?

A que horas do dia oraste hoje pela liderança da igreja?

Já antecipo que eu não tenho sido um padrão exemplar a seguir nos quesitos acima, sobra intenção mas infelizmente falta mais ação...

Já percebeste o quanto é difícil sermos fiéis em atitudes tão simples como as acima descritas? Seja honesto e honesta e fale aí se estás assim um cristão exemplar! Por que será?


Porque a vida cristã é assim, as coisas simples, sem sofisticação teológica ou palavreado bonito ou sapateado espritado, são de um valor imensurável no mundo espiritual. Como posso afirmar isso? Pela imensa oposição que encontramos para cumprir estas coisas tão simples. É a guerra espiritual. É nossa carne sendo seduzida por entretenimentos fúteis que nos afastam do que realmente importa. O inimigo e nossa carne lutam para nos afastar de práticas que, se realizadas a contento vão:


deixar nosso espírito alimentado e forte pelo alimento que é a Palavra de Deus, e nosso espírito com fé que vem do ouvir esta Palavra (leitura sistemática da Palavra);


deixar nossa família unida e nossos filhos alimentados espiritualmente e vendo nosso lar viver de fato o cristianismo (culto doméstico);


deixar nossos filhos mais próximos de nós e de Deus nestes momentos em que os ensinamos o caminho em que devem andar (historinhas ao dormir);

deixar a liderança da obra abençoada por nossa oração intercessória nesta guerra espiritual que travam a cada instante (oração pela liderança).

A vida cristã é simples. O "feijão com arroz" da fé cristã é simples e ao mesmo tempo difícil de ser vivenciado, essencial e muitas vezes relegado a segundo plano quando priorizamos coisas a nosso olhos mais grandiosas. É como nos preocuparmos em usar acabamento de primeira em um apartamento no décimo andar de um prédio e ao mesmo tempo fazermos o alicerce do mesmo apenas com areia da praia...

Que o Senhor nos ajude a priorizarmos o que realmente é importante para nossa vida espiritual e de nossa família, e que consigamos cumprir todas estas simples atividades cristãs para termos um lar e uma igreja cada vez mais abençoados.

Mordomos fiéis?

Esta semana Amandinha ficou doente e a levamos para o hospital tarde da noite. Na volta, em frente a farmácia, Sonia se emocionou ao ver um casal idoso dormindo no chão, em frente a uma loja. No culto de terça soube que horas antes os irmãos haviam passado ali distribuindo sopão aos moradores de rua.

Nesta mesma semana estou lendo sobre a realidade do Antigo Testamento, onde Deus mandava de forma clara que os seus ministros, no caso levitas e sacerdotes, cuidassem do pobre, nunca os desamparando. São diversas passagens, algumas gerais, incluindo todos que se dizem povo de Deus, mostrando claramente a responsabilidade de cuidar dos pobres.

Interessante e triste como normalmente somos egoístas e fúteis. Fazemos planos e mais planos com sonhos de consumo que desejamos adquirir tão logo o orçamento fique mais aliviado. A imensa maioria de objetos supérfulos, sem os quais conseguiríamos viver muito bem nesta terra.

Em outra circunstância observamos a igreja instituição, pessoa jurídica que reflete o pensamento de seus mantenedores, gente de carne e osso, nós. Tantas vezes sonhamos e suamos para construirmos estruturas que são de fato necessárias à reunião dos fiéis, mas muitas vezes moldadas com luxos totalmente dispensáveis.

Podemos fazer uma ponte destes dois fatos com a figura do "mordomo fiel". Será que somos mordomos fiéis? Mordomo fiel traz logo à mente de muitos a palavra dízimos e ofertas, mas neste caso quero ser mais amplo. Estes ítens não são objeto desta reflexão. Lembro aqui que somos responsáveis em administrar com sabedoria o tudo que somos e temos. Tudo que o Senhor nos dá, iniciando com nossa vida em si. Se trouxermos à nossa mente a imagem dos nossos semelhantes, aqueles por quem Jesus também morreu, que estão dormindo nas ruas, e somarmos esta realidade desumana com nossa mordomia, nossa e da instituição que compomos, comumente chamada de igreja, será que o Senhor nos chama de mordomos fiéis ao nos observar de seu alto e sublime trono? Será que estamos amando o ser humano na mesma proporção que Jesus amou ou estamos amando mais nosso próprio umbigo e o conforto que queremos dar a ele?

Você pode dar "um pinote" e dizer que "eu mereço isso" ou "eu mereço aquilo". É justo desejarmos uma vida humanamente decente para nossa família, mas será que temos controle próprio para sabermos discernir e separar o que de fato é biblicamente justo para nós do que é simplesmente fruto "da concupiscência dos olhos e da soberba da vida"?

Não estou cobrando que tenhamos uma vida "franciscana", apesar de crer que seria maravilhoso se a tivéssemos sem nenhum constrangimento na alma pois seria bem parecida com a vida de Jesus. O incrível é que vivemos justamente o contrário. Nos sentimos constrangidos quando não temos carro para ir à igreja, ou quando temos mas o carro do irmão ao lado é bem melhor que o nosso, nos constrangemos quando os irmãos combinam ao fim do culto ir comer em locais caros e nós não podemos ir pois o dinheiro do mês já se foi. Aqui cabe uma lamentação pois parece até que o povo já chega na igreja pensando aonde ir no fim do culto e não pensando em louvar a Deus. É a total inversão dos valores bíblicos, e nós fazemos esta realidade, nós a vivemos e achamos que estamos muito bem, alguns até dizendo que estamos vivendo um avivamento... "ô morte horrível", como dizia um conhecido meu!

É triste quando um pequeno grupo de gente "que se queixa que é crente" se junta e o papo rola de tudo, menos assuntos espirituais, coisas eternas, fatos dignos de serem compartilhados por servos de Deus. A última viagem que fez, a casa que comprou, o passeio do fim de semana passado... e por aí vai. É só eu isso, eu aquilo e eu de novo. Será que somos a imagem e semelhança de Jesus? Claro que não, mas será que estamos buscando essa semelhança? Péssimo sintoma, pobre de nós, pobres que me lembram o trecho do Apocalipse: "..cego, pobre e nu...".

Existe prazer neste povo em meditar na Palavra de Deus? Se houvesse a boca estaria falando de coisas espirituais pois a boca fala do que o coração está cheio, e aí "o bicho pega"!

Misericórdia Senhor!

Desasnar é muito bom!

Estou desasnando cada vez mais e é muito bom! Na linguagem popular seria "desarnar", mas de fato é desasnar mesmo, deixar de ser asno, burro.

Como preciso estudar pra preparar a monografia estou me habituando a ler muito, mais que ultimamente lia. Pra onde vou carrego um livro. Mandei até encapar com plástico para que sobreviva. Outros cinco livros estão a caminho. Só precisamos ter cuidado com a tentação da vaidade do conhecimento lembrando sempre que não somos nada além de vidas que receberam imerecidamente o favor de Deus.

Quando lemos algo em um nível alto de conhecimento sentimos prazer por passarmos a enxergar verdades bíblica claras que antes não percebíamos. Aprendemos a apreciar uma obra e retirarmos o melhor dela, sua esssência mais importante e desprezarmos algo que possa estar contaminado de heresias. Quanto mais estudas mais discernimento terás pra não ser engodado por falsos ensinos.

O interessante é que boa leitura está ao alcance de todos, mas como nos acostumamos a receber tudo prontinho sem necessidade de estudo daí nos acostumamos a ficar com a mente preguiçosa. Quem estuda em alguma instituição é forçado a estudar mas logo percebe que é algo que nos traz muito prazer.

Se você não estuda passe a fazê-lo. Arrume obras de qualidade e aplique bem seu tempo. Escolha assuntos que te interessem e pesquise em várias fontes qualificadas.
Tenha maturidade em priorizar a comunhão com Deus e com os seus, mas faça um esforço pra usar o tempinho que sobra aqui e ali para alimentar-se com uma comida sólida, só tenha cautela pra não consumir algo de fontes deturpadas.

Cada dia vejo menos tv. Tchau House, bye Law and Order SVU e adeus às palhaçadas de Friends... muita coisa legal com zero de essencial.

Lembrando hoje de como fui um perdido no passado, de como merecia ser enviado imediatamente ao inferno, senti o medo do peso da responsabilidade pois a quem muito se perdoou foi porque muito amou...

Que o Senhor me ajude a cada dia fazer melhor uso da vida que ele me concedeu sem que eu merecesse nada além da condenação eterna. Ainda estou longe demais da estatura do varão perfeito, mas clamo a Deus que me ajude a chegar lá.

Voltando à introdução, como em uma redação, sou grato a Deus que está me ajudando a buscar conhecimento no lugar de buscar entretenimento. Um pouquinho a cada dia e logo mudamos nossos hábitos.
E você?

Felicidade plena?

Você já achou algum verso na Bíblia que te garante felicidade plena nesta vida? Eu nunca, muito pelo contrário, lemos sobre as aflições, perseguições e encontramos na galeria dos heróis da fé homens sendo até cortados ao meio por amor a Cristo.

Conversando hoje falei algumas coisas que são óbvias mas que na prática às vezes esquecemos:

1. temos que amar
2. temos que descansar no fato de que não iremos julgar os outros, mas Deus o fará
3. desta forma devemos trazer em mente que cada um dará contas a Deus individualmente
4. assim sendo temos que amar independente do que o outro faça pois ele prestará contas ao justo juiz que é Deus
5. temos que cumprir nossa obrigação com relação aos outros, a saber, obrigações para com Deus pelo fato de sermos filhos de Deus; obrigações com nossos pais terrenos, com nosso cônjuge, com nossos filhos e com nosso próximo

ao meditarmos nestes pequeninos cinco pontos iremos nos portar de forma equilibrada diante das tribulações diárias, ou seja, faça sua parte e descanse em Deus, nada de agonia ou revolta pois temos infinitamente mais a agradecer.

Que Deus nos ajude a vivermos estas verdades.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Futilidades por frutos

A vida é curta. Uns dois meses atrás senti um pequeno mal estar no "pé da barriga" e fui ao médico. Quando você percebe que está com algo anormal aí logo vem à mente o histórico familiar de doenças e muitas outras coisas na cabeça, principalmente a certeza absoluta que você vai morrer. Todos vamos é claro, menos os futuros arrebatados. Mas o problema é que raramente pensamos nisto, de fato não conseguiríamos viver em paz se todo dia pensássemos que aquele pode ser o último, apesar de que seria bem útil se o fizéssemos. Depois de exames tudo passou sem problemas, alarme falso, eu não estava com o "pé da cova"! Entretanto ficaram algumas lições, sem contar a de que o ISSEC, antigo IPEC, tem grande escassez de médicos, o que me fez ceder e finalmente entrar na UNIMED.

Quando você percebe o quão é frágil e como pode partir a qualquer hora a sua escala de prioridades começa a mudar. Diversões fúteis que tanto nos "entertem" perdem a sua graça, bens materiais ficam sem valor algum, já que "...nu vim e nu voltarei...". Como cristãos nos afastamos um pouco de nós mesmos para observarmos a árvore que nós somos e aí uma agonia toma conta da alma ao percebermos o quanto é difícil encontrarmos frutos em meio a tantas folhas. Folhas das conquistas pessoais, folhas dos bens adquiridos, folhas amarelas do tempo perdido! Estas são as que mais nos tocam, mais nos incomodam. Você olha pra trás e percebe o quanto você jogou fora de tempo. Ao tomar consciência de que já "cruzou o cabo da boa esperança" você se desespera na certeza de que não vai dar pra recuperar o tempo perdido. Será que Deus terá misericórdia deste filho tão infrutífero? Será que o dia de prestar contas chegou e não dá mais tempo produzir quase nada?

Quantas horas gastei assistindo filmes e programas que não vão ter nenhuma influência de proveito na eternidade minha e dos outros?
Quantas horas de internet?
Quantas horas fazendo nada, na preguiça total?
Quantas horas em algum hobby que nos consumiu tanto dinheiro e pra Deus não foi coisa nenhuma?

Não podemos, é claro, viver na neura de não parar pra desopilar de vez em quando em algum entretenimento, mas o que digo é que o desopilar usa muito mais de nosso tempo que o "produzir frutos dignos de arrependimento".

"Não seja radical", você pode dizer e até me comparar com um assembleiano tradicional que não tem nem tv em casa. O ponto não é esse. O ponto é te chamar pra você fazer uma avaliação de si próprio como faria se soubesse que tem pouco tempo de vida.

Imagine a si próprio com a certeza absoluta de que não chegará ao fim do ano. Como você avaliaria sua vida ao orar a Deus? Você teria vergonha ou poderia dizer o "combati o bom combate"?

A quantas almas você falou de Jesus no último mês? E no último ano? E os seus últimos dez anos enchem uma fileira da igreja? Você merece algum galardão ou será salvo "como pelo fogo", nas últimas da misericórdia?

Você tem certeza absoluta de que é salvo???

Sua fé tem as obras que a vivificam???

No ano passado fiz um post aqui propondo um "jejum de mentira". Percebi que a mentira é tão profunda na vida de alguns que propus todos fazermos um jejum de mentir, ficar sem mentir. Pra uns é simples, pra outros um suplício deixar a filha do diabo ...

Proponho agora um "jejum de futilidades". Que tal usarmos mais o nosso tempo para produzirmos frutos ao Senhor? Troque a futilidade por frutos! Pegue um papel e escreva tudo que você tem consciência que está em débito em sua vida espiritual. Exemplos:

Fazer um momento diário de consagração a Deus com oração e meditação da Palavra;
Orar por sua família. A salva para que Deus a guarde e fortaleça e a perdida para que o Senhor a salve;
Fazer o culto doméstico;
Ler mais a Bíblia, inclusive conseguir ler a Bíblia toda;
Ler aqueles excelentes livros cristãos que você guardou pra quando der tempo ler;
Louvar pois o louvor liberta;
Falar de Jesus aos amigos, e aí conta é claro um período prévio de oração intercessória para que O Espírito Santo faça a obra;
Participar de algum ministério na igreja, priorizando os evangelísticos.

Agora veja com calma o tempo que você gasta com trabalho, estudo, alimentação, higiene e deslocamentos neste trânsito péssimo lá fora.

Tente encaixar o tempo dos item lá em cima com os do parágrafo anterior e veja se sobrou algum tempo. Sobrou? Com certeza não há sobra mas sim escassez de tempo para o estritamente essencial e o realmente importante em nossa vida cristã.

Disposto a tentar mudar? Difícil? Amanhã já terás esquecido estas linhas?

Imagine que não chegarás ao fim do ano.... ajudará no começo. Mas o mais triste é que esta necessidade do medo de morrer para fazermos mudar nossas prioridades é mais um sintoma de que nosso amor a Deus anda capenga, sendo de fato menor que nosso amor a nós mesmos, a nossos planos e aos nossos sonhos.

Pare, pense e ore:

"Cria em mim um coração puro ó Deus, e renova em mim um espírito reto"

Tudo que escrevo Deus tem me cobrado antes que compartilhe com alguém, sendo eu o mais necessitado da providência e misericórdia divina.

Quanto ao tempo perdido uma palavra de esperança. Ouvi em uma pregação que Billy Graham disse ao completar cinquenta anos de ministério que, se pudesse voltar atrás teria ficado quarenta e cinco anos se preparando e cinco trabalhando, o que nos leva à necessidade de qualificação para uma maior rentabilidade do trabalho realizado. Como o crente se qualifica? Uns conselhos finais a este respeito:

Decida, amor é ação vinda de atitude, amar a Deus acima de todas as coisas;
Busque uma intimidade crescente com Deus e com Sua Palavra;
Busque uma regeneração incessante da parte de Deus;
Peça perdão sempre que errar e perdoe a todos;
Orai sem cessar;
Estude a Palavra de Deus de forma sistemática com auxílio de obras sérias.

Que Deus nos ajude a não esquecermos e pormos tudo em prática, para a honra e glória de Seu nome.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Teologia é bom ou ruim?

Ontem na aula foi debatido o fato de que muitos cristãos não gostam de Teologia e torcem o nariz pra quem estuda Teologia. Creio que esta má imagem da Teologia começou com o movimento pentecostal, onde pessoas iletradas passaram a ser usadas por Deus com dons espirituais enquanto doutores em Teologia de igrejas não-pentescostais reprovavam aquele derramar do Espírito.

Dali em diante percebemos que as igrejas pentecostais tradicionais são as que mais nutrem antipatia pelo estudo da Teologia, principalmente fora de seus seminários, já que os mesmos estão "engessados" em suas doutrinas.

O principal fato negativo do estudo teológico, a meu ver, é a vaidade do estudante. Pessoas sem a devida maturidade começam a se achar superiores aos demais que não estão estudando assuntos profundos e complexos da fé cristã. Neste ponto os mesmos se acham "donos da verdade" em diversos assuntos e passam a menosprezar os demais. É fácil percebermos este comportamento a léguas de distância.

Outro fato negativo é a falta de maturidade espiritual de um aluno que não está realmente regenerado e começa a duvidar da Bíblia e de Deus ao encontrar em sala de aula debates que o mostram que nem tudo que se prega ou se pratica na igreja de fato tem base bíblica. As posições de alguns pensadores e filósofos podem endoidar os mais fracos. Teologia é contra indicado para neófitos, muitos até com anos na igreja mas crianças espirituais.

Um ponto positivo é que "...conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". O ato de desasnar (que popularmente se diz desarnar), ou seja, deixar de ser um asno, falando de forma grosseira, é algo de valor imensurável. Você é liberto de amarras colocadas unicamente pela sua falta do conhecimento. Este ato de desasnar não é visto com simpatia por muitos que estão em posição de autoridade, fazendo com que discriminem quem tem algum conhecimento a mais.

Resta a quem busca este conhecimento adotar cautela com algumas medidas pois logo você vai encontrar em todos os locais pessoas que pensam diferente de você em diversos assuntos doutrinários:

1. clame a Deus por humildade pois você não passa de um miserável pecador que pela misericórdia de Deus não foi enviado ao inferno, que é o que de fato mereces. Lembre sempre que você crê em uma linha de raciocínio que pode até ser a verdadeira, mas não és o juiz de teu próximo;

2. aprenda a ouvir a opinião dos outros, seja em conversas ou pregações, e peça discernimento a Deus para saber como proceder pois, na maioria das vezes, apesar de você fica "se coçando" pra falar, será prudente o silêncio como resposta. Lembre que cada um prestará contas individualmente a Deus, ore pelos que estão indo por linhas de pensamento e conduta não embasadas na Bíblia;

3. saiba que escola dominical e corredor de igreja não é local para você proclamar tudo que crê, a Bíblia diz que todos devem ter o mesmo pensar. Se você pensa diferente em alguns pontos é melhor ficar com sua opinião para si próprio pois podes ser acusado de formar dissenção ou facção. Fique tranquilo que com certeza nenhuma denominação pensa 100% igual a você, então para que possas congregar em paz vá debater em sala de cursos de teologia ou em fóruns de internet;

4. ore a Deus para que Ele te direcione sobre o que fazer, quando e aonde com o conhecimento que estás adquirindo. Se este conhecimento não for para produzir frutos no reino de Deus na hora apropriada então repense suas metas, você pode estar apenas buscando a própria glória de seu ego, a vaidade que te lançará em desgraça mais cedo ou mais tarde. Instrua sua família neste conhecimento mas oriente para não buscarem contendas doutrinárias por onde andarem, principalmente na igreja onde congregam;

5. o fato de você silenciar muitas vezes não é sinal de covardia ou omissão. Ande em comunhão profunda com Deus que com certeza o Espírito Santo te guiará para quando Ele desejar que você use algum conhecimento adquirido para questionar algo na obra de Deus, Ele apenas, e não sua carne sabe a hora oportuna.

6. ame, ame muito ao próximo independente das opiniões dele, pois sem amor você não estará sendo um cristão genuíno, de fato se não estiveres amando isso é um péssimo sintoma, cuide da doença antes que seja tarde demais!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O apertado caminho a nós reservado

Recebi minutos atrás um vídeo de uma irmã via orkut. Em tal vídeo um pastor batista solicita aos fiéis que não votem em políticos que apóiam projetos iníquos, principalmente políticos do PT, pois segundo ele este partido está totalmente comprometido em aprovar tais projetos.

Lembrei deste versículo:
"Não tivessem aqueles dias sido abreviados, ninguém seria salvo; mas, por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados." Mateus 24:22

Em alguns instantes dei uma passeada pelo google e vi o mesmo vídeo reproduzido em blogs e criticado em um deles. Não me deterei em analisar o vídeo em si mas algo que considero mais importante e imutável, o futuro já profetizado.

Faz algum tempo que defendo a opinião de que nos últimos dias a igreja séria deixará de se reunir em templos e voltará aos lares. Naõ por causa de livros, como os de Frank Viola, ou matérias como a veiculada recentemente pela revista Época. A igreja sofrerá grande perseguição antes do arrebatamento. É isto que fica claro quando os discípulos perguntam a Jesus quais os sinais de Sua vinda em Mateus 24. Nada de transferência de riquezas como apregoado por Morris Cerullo. Nada de dizer que Mateus 24 é uma "colcha de retalhos" com trechos que remontam à tomada de Jerusalém por Tito Vespasiano no ano 70, onde as grávidas tiveram seus fetos arrancados e gatos vivos costurados em seu lugar. Estudiosos dizem que Mateus foi escrito após esta invasão e o autor influenciado pelos fatos que vivenciou. Creio que não precisamos "enfeitar o pavão" e querermos aprofundar algo que pode ser simplesmente interpretado como um diálogo de Jesus com seus apóstolos sobre o fim dos tempos, simples assim. Às vezes nos acostumamos a procurar profundidade demais em textos que acabamos perdendo as mensagens simples e diretas.

Voltando ao ponto. O que vislumbro é o seguinte. O casamento homossexual logo estará não apenas permitido e legalizado, mas cada ministro de qualquer religião não poderá se negar a casar gays. Um abençoado da teologia disse que isso fere a Constituição. Você acha que eles não podem mudá-la para esse fim?

Quando o casal gay procurar a igreja, o pastor ou os casa ou vai preso. Como resolver? Reunindo-se nos lares. Com a chegada do casal de "pombinhos" acompanhados de uma viatura policial, advogados e tudo mais, o grupo apenas explicará que ali é uma reunião de amigos, não havendo ali uma igreja institucionalizada que possa realizar um casamento que tenha algum valor pois são apenas amigos em grupo... só um punhado de amigos.

Quando voltamos ao vídeo do pastor e a Mateus 24 chegamos a algumas conclusões.

A igreja pode usar o seu direito de espernear mas apenas irá adiar por um pouco algo inevitável Está nas profecias do fim. A coisa vai piorar, e muito. Não adianta votar em A ou B, não adianta orar, declarar ou até fazer os tais "atos proféticos" dos judaizantes e neopentecostais. Jesus voltará, mas antes deste dia a nossa geração, a do fim, "vai ver é alma" nesta terra. Em países islâmicos e da "cortina de bambu" a perseguição está com toda força. Nas profecias do fim vemos que em meio a perseguição Deus opera grandes milagres e maravilhas, muitos são salvos mas muitos são mortos em testemunho da Verdade. Se você se der ao trabalho de ler alguns trechos do Livro dos Mártires encontrará exemplos reais do que é o "morrer por amor a Cristo."

É amado irmão e amada irmã. Nascemos nesta geração do fim, com suas vantagens maravilhosas mas também com suas perseguições que estão apenas iniciando. Quando pensamos em nossos filhos pequenos é que vem logo à mente um "ai Jesus!".

Vamos orar por nós mesmos, por nosso filhos e nosso irmãos, para que o Senhor nos prepare para enfrentarmos os dias maus que estão chegando. Nosso voto pode ter sua utilidade mas o fim já está profetizado e vai se cumprir direitinho. Que o Senhor nos transforme em soldados valentes de Jesus, não apenas cantando hinos de guerra, mas dispostos a entregar literalmento nossa vida à morte por amor a Jesus Cristo, porque "estreita é a porta e apertado o caminho." Chegando está a hora da verdade! "Eita Deus", como dizem os abençoados do retêtê... que o Senhor nos ajude a perseverarmos até o fim!

O amor a Deus, começando a conversa

Ontem a pregação na igreja foi muito boa. O tema principal, ou parte dele, tem sido motivo de muitas conversas que tive nos últimos dias, o que me faz "pegar carona" no tema pra conversarmos um pouco. Este é apenas o começo da conversa, o tema é prioritário e o assunto vai longe...

O uso do tempo, aliás, o bom ou mal uso dele seria a causa de boa parte dos problemas ali exemplificados na vida familiar. Gostaria de me concentrar na raiz deste problema: a escala de prioridades que é diretamente proporcional ao nosso amor a Deus.

Quando estamos a refletir sobre muitos dos problemas de nossa vida cristã devemos perceber que de fato estamos nos situando apenas no nível dos sintomas. O pecado é um sintoma, não a causa dos males. O mal uso que fazemos de tão escasso tempo que nos resta para desfrutarmos com nossa família é um sintoma de que nossa escala de prioridades está equivocada. O crente costuma rotular tudo como "pecado" e "permitido". Mas a coisa não é tão simples ou genérica. Lembremos de Paulo a nos falar que que "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém". O que realmente retira nossa qualidade de vida cristã é o fato de nossa escala de prioridades estar corrompida em meio a nossos delitos e pecados.

Lembra quando você ficou apaixonado a primeira vez na vida? Ficaste a pensar naquela figura quase todo o dia, não paravas de desejar estar a seu lado. Esta paixão pode ter virado fumaça com o tempo ou ter sido substituída por um amor genuíno. Na vida cristã muitas vezes começamos com nosso relacionamento com Deus similar a uma paixão. Com o passar do tempo esta paixão deve amadurecer e transformar-se em um sólido amor por Jesus Cristo e Sua Palavra. Aí é onde ocorre a raiz do problema. Muitas vezes as paixões da vida, as preocupações com nossos próprios interesses, como já dizia a parábola da semente no caminho, acabam sufocando nosso ser e de fato percebemos o quão "capenga" é o amor que temos por Deus.

Quando lemos as biografias de homens que foram grandemente usados por Deus (como diz Paul Washer não existem grandes homens de Deus, mas miseráveis pecadores que são grandemente usados por Ele) percebemos que suas vidas estavam centradas em fazer a vontade de Deus, em amá-Lo acima de todas as coisas. Para tais homens não havia esta "busca pela felicidade" que tanto nos perturba, nem ainda esta vida tão cheia de entretenimento que tanto nos satisfaz. Tudo porque de fato o amor deles estava centrado em Deus e não em si próprios.

Estes dias eu comecei a abastecer o Michael Jackson ( Michael é meu HD externo que é uma vesão comemorativa em homenagem ao finado... registre-se que só comprei este pq estava bem mais barato que o "normal" na amazon.uk) com os filmes da intenet que tenho gravado em muitos dvds. Naquele instante percebi o quanto tempo havia jogado fora assistindo muitos daqueles filmes e quanto ainda pretendo jogar fora assistindo os que ainda não vi!! Filme não é pecado, mas se formos analisar a montanha de prioridades que deveríamos ter acima deles perceberíamos que não restaria tempo algum pra desfrutarmos com as maravilhas da sétima arte. Convém ressaltar, antes que me apontem as pedras, que nossa legislação não considera crime baixar filmes da net, mas colocá-los lá ou vendê-los.... Lembrei das muitas horas de excelentes pregações da Sepal que estao aqui "mofando" e quando converso sobre elas com alguém acabo confessando que não vi... por falta de tempo!

Fazer bom uso do tempo é uma daquelas promessas que fazemos em época de virada de ano, quando a consciência pesa e prometemos mudar ano que vem. Mas este problema não tem sua cura neste caminho, o das promessas. Precisamos rever se realmente amamos a Deus. Se realmente nosso coração anseia por Sua presença a cada instante ou apenas quando cantamos certos hinos de adoração na igreja. Tenho refletido em quão urgente é isso pra minha vida, e creio que pra vida de todos.

Precisamos urgentemente trilhar o caminho pregado por João Batista no deserto: "arrenpendei-vos...". Precisamos enxergar que não amamos à Deus da forma como Ele deseja, com toda nossa força e todo nosso entendimento. Deixamos as "maravilhas" desta vida, os sonhos de consumo, as coisas tangíveis ao nosso redor cativarem o amor de nossos corações bem acima do amor que temos por Deus. Você pode até "dar um pinote" e falar que ama a Deus acima de tudo... mas será que os frutos de tua vida demonstram isso? Eu particularmente estou precisando da misericórdia de Deus... e você?

Se a igreja concentar-se na raiz de todos os males, a falta do amor à Deus, muitos dos sintomas que tanto nos pertubam serão gradualmente, se não eliminados, pelo menos reduzidos em grande parte. O mal uso do tempo, os conflitos nos lares e na igreja, a falta de frutos do Espírito.. e por aí vai. Não mudamos instantaneamente, mas não devemos cessar de buscar crescer de glória em glória, melhorando a cada dia. Esta regeneração não vem de nós mesmos mas é operada pelo Espírito Santo nos corações arrependidos e contritos. Resta-nos clamar ao Senhor para que nosso coração de pedra seja transformado em um coração de carne, e que nosso amor superficial seja transformado em um amor genuíno pelo Pai, para que assim caminhemos em direção à estatura do varão perfeito.

Que cada um faça a cada dia a oração do salmista: "cria em mim um coração puro ó Deus, e renova em mim um espírito reto". Salmo 51:10

domingo, 5 de setembro de 2010

As fases da vida

Fazia muito tempo que eu não escrevia nada, até esqueci muito do que escrevi neste blog. Ainda há pouco dei uma relida rápida nos últimos posts e percebi como são interessantes as fases da vida.

Quando comecei este blog estava em uma fase de total amargura e desânimo com a comunidade cristã. A enxurrada de mazelas que chegava até nós tirou minha paciência e passei a "cuspir fogo" expondo verdades tristes do povo que "se queixa que é crente". A comunidade cristã não mudou nadinha, acredito que está é a piorar, falando de forma geral. Um fato que mudou é que como procurei me isolar de quase tudo e quase todos, passei também a "saber" menos e a "ficar mais na minha". Eu, minha família e Deus. Mudamos de ares, estamos aos poucos convivendo em outro rebanho e pretendo continuar indo quase em "ponto morto", seguindo o ditado que diz que "devagar se chega longe". Faço questão de adotar alguns procedimentos de sobrevivência em comunidade, como procurar nunca emitir opinião sobre quase tudo, pois lá em Provérbios já diz o porquê de termos dois ouvidos e apenas uma boca... A prudência, a temperança, o amor incondicional e o bom senso estão em minha lista de prioridades.

Já comentei com alguns que igreja não é local de debater teologia, sala de aula sim, igreja nunca. Aprendi isso em experiências anteriores que foram infelizes devido à mente "esquisita" e por vezes imaturas de alguns amados irmãos, o Senhor me deu sabedoria. Igreja é local de apresentarmos à Deus o nosso culto racinal, louvarmos, ouvirmos a Palavra, sermos ministrados, amarmos os irmãos e, se alguém nos amar, recebermos o amor dos irmãos. Muitos se frustam porque precisam ser amados e não o são, mas precisamos amadurecer pra superarmos estas e outras mazelas que às vezes encontramos.

Igreja é local para amadurecermos nossa mente e nos concentrarmos em orar por amor por quem pisa na bola aqui e acolá, e não um local onde treinamos "pedra ao alvo" contra nossos irmãos, pois também somos miseráveis pecadores, eu pelo menos só estou vivo devido a misericórdia e amor do Senhor.

Estamos em nova fase de vida. Aprendemos muito nas fases anteriores. Acertamos, erramos, confiamos, fomos decepcionados, gritamos, choramos a amargura da religiosidade falsa que algumas vezes nos causou alguma tristeza. Sobrevivemos e espero que esta fase fique melhor a cada dia, e o principal, que produzamos frutos dignos ao Senhor, frutos dignos de arrependimento.

Que o Senhor nos abençoe, a você leitor, à minha famíla "aqui de casa" e a família da igreja onde congregamos.
Cresçamos a cada dia no Senhor para honra e glória de Seu nome.

Monografia

Comecei a coleta de material para a monografia a ser apresentada no término do bacharelado em teologia daqui a aproximadamente um ano. Ainda falta um bom tempo mas como precisarei ler diversas obras, a maioria em inglês, já estou correndo contra o tempo.
Comprei e li uns poucos livros sobre o assunto na Casa da Bíblia e, devido a quase total falta de obras sobre o tema no mundo evangélico brasileiro, já estou lendo um de dois livros trazidos de Londres por minha irmã Teresa. Outros irei pedir na amazon.com. Ainda decidindo quais pedir pois custam uma boa grana, sendo que resta decidir também sobre duas obras que estão diponibilizadas pelos editores na internet gratuitamente, se vou usar apenas a versão eletrônica, que hoje está online e amanhã pode sair do ar, ou se comprarei o livro mesmo.
Minha cautela sobre "ter o livro em mãos" deve-se ao fato de que o tema a ser analisado na obra é controverso, aliás o posicionamento que defenderei é controverso e quase desconhecido, sendo na maioria das vezes rejeitado pela maioria das lideranças cristãs. Algum abençoado mais desaforado pode dizer que inventei o que está escrito ou que o material apresentado na internet foi distorcido, não sendo o que fato foi publicado em forma de livro.
Já conversei com o prof. Gledson e espero que a faculdade permita que seja meu orientador, pois além de ser uma pessoa maravilhosa tem muito conhecimento e mora aqui ao lado de casa. A Sonia também espera que ele oriente em sua monografia.
Qual o tema? Os colegas de sala já devem desconfiar pelas grande confusões que arrumei em sala quando o assunto vem à tona: DÍZIMO. A princípio iria falar de forma mais ampla sobre mordomia cristã, mas conversando com o coordenador do curso o mesmo recomendou que fosse mais específico e centralizasse o foco no dízimo, tema que tanto ele quanto o Gledson acharam bem interessante.
A escassez de obras sérias sobre o tema em português, apesar de existirem obras excelentes e teologicamente profundas em inglês, constitui uma vantagem em trazer algo de novo aos irmãos tupiniquins, e uma desvantagem em me forçar a ler in english centenas de páginas. Na primeira obra que estou lendo o inglês é bem básico e atual, o que tá dando pra levar numa boa. O outro livro já em mãos é de 1800 e tantos, o que vai ser um pouco pior, mas espero sobreviver a ele.
Que o Senhor me ajude com Sua providência, sabedoria do alto, direção dEle e que me dê forças para estudar sem esmorecer, e sabedoria para concluir tudo como Ele espera que seja tudo que fizermos, o melhor dentro de nossa capacidade.